Transtorno invasivo do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Atualização em Educação Inclusiva para Professores da Rede
Pública de Ensino PUC/MINAS
Parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Unidade 01- Atividade 01Professora: Maryse Helena de Oliveira Suplino
Disciplina: Transtorno do Desenvolvimento
Alunas: Jaqueline Procópio Sampaio e Juliana Fernandes Barreto e Lopes

1- Quais os TID(s) e suas principaiscaracterísticas?

Os Transtornos Invasivos de Desenvolvimento são identificados normalmente nos primeiros anos de vida e estão associados a algum grau de deficiência intelectual. Apesar de possuíremalgumas características semelhantes, apresentam particularidades bem específicas, que necessitam estar bem definidas para assegurar um conhecimento fidedigno diante de quadros tão complexos.Fazem parte deste grupo: a Síndrome de Asperger, síndrome de Ret, Autismo e o Transtorno desintegrativo da Infância: Psicose.
Segundo o CID 10, a Síndrome de Asperger é caracterizada “por umaalteração qualitativa das interações sociais com um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo, semelhante ao Autismo.
A diferença é que, em geral, não apresenta, umdéficit significativo no desenvolvimento intelectual ou no desenvolvimento das habilidades de auto ajuda, apropriadas à idade. A criança apresenta um grau elevado e limitado de interesse em temas poucocomuns para a sua faixa etária, envolvendo-se com aguçada curiosidade. A linguagem oral pode ter bastante comprometimento e ser utilizada de forma automática, sem espontaneidade através de frasesestereotipadas e repetitivas.
A Síndrome de Ret, origina-se no cromossomo X, de origem paterna, e afeta somente meninas. Elas nascem e desenvolvem-se normalmente até os 6, 18 meses de idade. A partirdesta faixa etária, o desenvolvimento das funções motoras, intelectual e comportamental, passa a ter um comprometimento progressivo. A criança vai perdendo o interesse em brincar, a coordenação...
tracking img