Transporte fluvial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPORTE FLUVIAL
Transporte fluvial é aquele que utiliza os rios como vias de navegação, são as chamadas hidrovias. Esse tipo de transporte é usado para transportar grandes cargas por longasdistâncias e assim, ajudam no crescimento do comércio dos países. As vias fluviais mais importantes do mundo são: Mississipi, Amazonas, Reno, Sena, Volga, Nilo entre outros.
A grande vantagem do transportefluvial é o custo, que é cerca de oito vezes mais barato que um transporte terrestre e ainda é um transporte ecologicamente correto, porque polui bem menos que um transporte rodoviário.
Esse tipo detransporte também é muito usado para o turismo, um bom exemplo é a Hidrovia Paraná-Tietê que oferece 2.400 km de águas para navegação passando por mais de oitenta municípios.
Tipos de VeículosUsados no Transporte Fluvial
As balsas são embarcações de fundo chato, como se fossem grandes jangadas feitas para transportar muitas cargas por pequenas distâncias. Em lugares onde o acesso é apenasfluvial, as balsas transportam os passageiros em seus veículos.
Canoas são barcos mais simples, de pequeno porte que se movimentam através de remos, velas ou motores. São muito usadas por moradores delocais onde passar por um rio é inevitável para se chegar a outro lugar.
Os barcos são o transporte fluvial mais usado para se transportar grandes cargas por longas distâncias. Principalmente para ocomércio, por ter custo bem menor do que o transporte terrestre.
As lanchas são embarcações de médio porte movidas a motor e são muito usadas para lazer, e as gôndolas, que são muito usadas na cidadede Veneza na Itália, são pequenos barcos movidos por remos são usadas para o transporte principalmente de turistas.

O Transporte Fluvial no Brasil
No Brasil, o transporte fluvial pouco sedesenvolveu, os fatores que dificultam que esse tipo de transporte se desenvolva no país, é o grande número de rios encachoeirados que dificultam a navegação, e os rios que podem ser navegados facilmente...
tracking img