O liberelismo classico e a revolução industrial

615 palavras 3 páginas
O Liberalismo Classico e o Triunfo do Capitalismo Industrial Os liberais clássicos defendiam a liberdade de comercio externo e interno.No decorrer do pocesso de industrialização o liberalismo clássico tornou-se ideologia dominante do capitalismo. A escola liberal dominou o pensamento na Inglaterra no final do século XVIII e no século XIX.
O Credo Liberal O Credo Liberal foi-se afirmando,graças a industrialização frente aos principios paternalista catolica e mercantilista.Os ideólogos liberais baseavam-se em quatro pressupostos sobre a natureza humana.Todo homem é egoista,frio e calculista,inerte e atomista.Movidos pelos impulsos egoistas de maximizar sua felicidade,isto é,diminuir o sofrimento e aumentar os prazeres Os Ideologos do liberalismo atribuiam um papel extremamente significativo ao intelecto humano.Diziam que o homem faz suas ecolhas sendo racional,calculista e intelectual,menosprezando os habitos,costumes etc.
O Credo Economico Princípio fundamental do Liberalismo Clássico os homens deveriam dispor de liberdade para dar vazão aos seus impulsos egoístas, o que implicava a supressão dos mecanismos de controle e coerção impostos pela sociedade, exceto os dispensáveis.
A prosperidade econômica dependia da capacidade produtiva economia.
A Teoria Da População Segundo Malthus os homens são,em sua maioria,movidos por um desejo insaciável de prazer sexual,assim o crescimento populacional em proporção geométrica.Em compensação a produção de alimentos cresce em proporções aritmeticas. Assim havendo descontrole na economia.Malthus diaia em dois meios de resolver a situação:
-Controles preventivos - agiam no sentido de reduzir a taxa de natalidade = restrições morais, vício e o controle da natalidade.

-Controles positivos - incrementar a taxa de mortalidade = fome, miséria, pragas e as guerras.
O Liberalismo Clássico e a Industrialização

O liberalismo proporcionou as bases filosóficas do sistema

Relacionados