Ecotex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A afirmação da Ecotex no mercado vai depender da sua afirmação como empresa empreendedora na gestão da cadeia têxtil e na combinação de aspectos como:
- Qualidade de gestão e das cadeias de fornecimento; - Design;- Gestão da logística na cadeia de abastecimento; - Habilidade para identificar e gerir relações estratégicas.- À medida que as funções são subcontratadas, nas empresas em causa também emergem novas capacidades que tradicionalmente não fazem parte do sector têxtil, mas que se podem integrar nas competências das chamadas Indústrias relacionadas e de suporte:- Gestão e valorização da marca; - Explorar as inovações em diferentes tecnologias.
CADEIA DE VALOR, SISTEMA DE VALOR E CLUSTERS DA INDÚSTRIA TÊXTIL EDE VESTUÁRIO
O Sector Têxtil é composto por duas indústrias que se organizam em fileira:
- a montante, a indústria têxtil, que é constituída pelas seguintes grandes fases do processo produtivo: a preparação da fibra, a fiação, a tecelagem, os acabamentos, as malhas, e os acabamentos (tinturaria e ultimação);
- a jusante, a indústria do vestuário, que engloba a confecção dos artigos devestuário e
dos acessórios.

Estas indústrias são servidas a montante pelos produtores e fornecedores de matérias-primas e a jusante pela distribuição.
A produção do sector têxtil não é totalmente destinada ao sector do vestuário;
uma parte vai directamente para a distribuição (têxteis-lar) e outra é utilizada por outras indústrias (têxteis técnicos e artigos de revestimento).
Desta forma, o termo“têxteis” remete-nos para duas realidades: a da indústria têxtil (marcadamente de capital intensivo) e, a da indústria do vestuário (intensiva em mão-de-obra). Em conjunto formam a chamada ITV (Indústria de Têxtil e Vestuário), compreendendo vários subsectores diferenciados e heterogéneos em termos de processos e produtos.
Encontram-se diversas alternativas de representação da cadeia de valor/sistemade valor do têxtil e vestuário nos trabalhos realizados sobre o sector.

Cadeia de Valor: Fileira Têxtil e do Vestuário

Cadeia de valor de uma empresa

Actividades Primárias
O conceito de cluster é mais amplo do que o conceito de sistema de valor.
Enquanto que um sistema de valor apenas engloba as relações verticais de uma empresa (clientes, fornecedores), um cluster para além dasrelações verticais, abrange também relações horizontais, isto é, com as instituições.
Num Cluster estão inseridas Indústrias Relacionadas e de Suporte que influenciam a capacidade das empresas que o integram de melhorarem a sua vantagem competitiva, estimulando e facilitando a inovação e o aumento da produtividade. Em especial as indústrias que potenciam inputs especializados, máquinas e serviços, sãofontes de tecnologia, ideias e recursos humanos qualificados.
No caso da ITV, destacam-se como indústrias relacionadas e de suporte:
gabinetes de design, fornecedores de software especializado (CAD, CAM…), fabricantes de máquinas, empresas de publicidade, serviços de logística, empresas de transporte, vários tipos de sistemas de distribuição, entre outras.

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS E A...
tracking img