Violencia psicologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Ilhéus
Acadêmica: Bárbara
Disciplina: Psicologia Jurídica
Docente: Terezinha Zélia Queiroz Oliveira
Direito Noturno
Resumo: A criança e a violência

A violência se divide emfísica, psicológica e sexual, podendo ocorrer dentro da família (intrafamiliar) e fora da família (extrafamiliar), tendo qualquer um como vítima.
Sendo mais avassaladora quando ocorrida com crianças,mulheres e idosos. Devido ao seu teor traumático as vítimas manifestam diversos níveis de estresse e sintomas, podendo variar de acordo a forma que foi recebida após o ocorrido e como se deu o tipo deviolência.
Em especial as crianças são as maiores vítimas devido a sua estrutura biopsicossocial ainda em formação e as consequências diversas comportamentais, sociais, cognitivos e físicos, tanto paraa criança vítima da violência quanto para criança que possa testemunhar algum tipo de violência. A família tem um papel preponderante em toda a situação seja de maus tratos ou abuso sendo decisiva naformação de indivíduo ao qual poderá ser ou não delinquente e/ou violenta.
Os estudos mostram que se divide em três modelos:
* Continuidade homotípica-onde o abusado torna-se abusadormantendo-se um ciclo.
* Continuidade heterotípica - onde os maus tratos não são premonições de que no futuro haja distúrbios de conduta e seus efeitos podem variar.
* Modelo de não continuidade- paraesse modelo não existe uma linha de continuidade entre os comportamentos sofridos na infância e os quando adulto.
Porém nota-se que ainda não há comprovação de que abusos sofridos na infância deemcontinuidade na vida adulta.
Existem fortes críticas acerca dessa continuidade o que nota-se é: crianças abusadas sexualmente veem a sexualidade como um desvio e a prostituição uma adaptação.
Mas osestudos continuam para definir se maus tratos interferem ou não no desajuste comportamental e ou delinquência posteriormente.
A separação dos pais: Efeitos sobre os filhos
Separação e divórcio:...
tracking img