Roteiro de estudo de linguitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ESTUDO Nº 2
RESPOSTAS
1.
2.1. Comunicação e Linguagem;
Linguagem é o sistema de palavras, nascido da vida social para exprimir idéias e sentimentos e a comunicação é o modo de como essas idéias e sentimentos irão ser transmitidos, ou seja, é através da comunicação que as ações se fundamentam ou se materializam.
Ex: Um exemplo é um político que no qual tem sua linguagemmas que para os seus eleitores identificarem com ele é preciso que ele saiba se comunicar, saiba passar suas idéias para os eleitores, ou seja, ele tem uma linguagem mas é através da comunicação que ele irá transmitir suas vontades.
2.2. Significante e Significado;
Significado é um conceito, ou seja, é uma idéia que modela um determinado modo de compreender as coisas. Esse conceito deve,necessariamente, estar relacionado a um meio de expressá-lo.
O significado vem sempre ligado a um significante, ou seja, o signo lingüístico une sempre um conceito a uma imagem acústica.
Nestes dois elementos de conceito e imagem acústica fica quase impossível não imaginar o significado quando se fala o significante, ou seja, se falo a palavra “coração” que por enquanto na fala é a imagem acústicalogo vem a imagem de um coração e não de um livro por exemplo.
Então o significado fica sendo a imagem do objeto que surfe na nossa mente.
Ex: = significado (conceito- órgão humano)

Coração= significante (representação gráfica)

2.3. Linguagem e Ideologia;
Assim como já foi dito linguagem é o sistema de palavras, nascido da vida social para exprimir idéias esentimentos e a ideologia é a ciência da formação de idéias, ou seja, é através da linguagem que se chega a uma ideologia.
Ex: Para planejar algo é preciso que uma ou mais pessoas use sua linguagem para organizar e formar idéias, ou seja, a pessoa só vai chegar a um ideal se a linguagem e a formação de idéias andarem juntas.
1.4. Texto;
Texto é a maior unidade significativa, é a organização ouestruturação que faz dele um “todo de sentido”, mas um texto pode conter muitas frases e palavras como também pode ser representado apenas por símbolos, o importante é ter lógica e sentido.
Ex: DENGUE MATA! (apenas duas palavras, mas por ter sentido, é um texto)

(apenas um símbolo, mas por ter sentido e todos saberem que significa algo que é proibido, então é também um texto)1.5. Simulacro;
O simulacro é a maneira de ir descobrindo e observando nas entrelinhas do texto o que realmente o autor quis mostrar, ou seja, o simulacro é uma maneira que o autor tem de mostrar sua principal idéia por detrás das entrelinhas.
Ex: Na nova novela da globo “FINA ESTAMPA” pensamos que o autor quer mostrar as pessoas que se vestem e agem de forma mais chique quando na verdade seobservarmos nas entrelinhas ele quer mostrar é o caráter de cada pessoa.
1.6. Plano de expressão e plano de conteúdo;
O plano de expressão é o que realmente está por trás da figura, aquilo tudo que está por trás do plano de conteúdo e que retrata a verdadeira idéia para a pessoa. Já o plano de conteúdo é o que está sendo retratado em um texto ou propaganda, é o conteúdo que irá sermostrado.
Ex: Na bandeira do Brasil tem o plano de expressão que são o que as cores representam e significam e tem o plano de conteúdo que é a própria bandeira.
1.7. Semiose.
Partindo do princípio de que toda linguagem constitui-se a partir de uma peculiar semiose cabe dizer que semiose é toda a organização de sentido dentro de uma determinada língua, ou seja, é o sentido que engloba tanto um textoverbal como não-verbal.
Ex: Uma pessoa usando sua linguagem para analisar uma texto ela vai estar usando também a semiose, ou seja, vai estar dando sentido e significado ao texto.
2. O objetivo da semiótica é fazer com que o interprete dê sentido ao que está sendo interpretado , ou seja, a semiótica tem como seu principal objetivo a busca pelo sentido. A semiótica serve como base para...
tracking img