Transporte em curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO SEMINÁRIO TRANSPORTE URBANO (04/03)
Acadêmicos: Maria Jara Montibeller
O seminário apresentou variados métodos de transportes públicos sendo eles carros, táxis, bicicletas, ônibus etrens/metrôs baseando-se a região metropolitana de Curitiba para sua apresentação e avaliação desses sistemas de transportes.
Primeiramente foi comentada a grande quantidade de per capita decarros em Curitiba e que se comparada a alguns países poderia chegar a ser considerado o 7º país com maior quantidade de carros por pessoa. Além do problema da quantidade da frota é a qualidade da mesma.Muitos dos carros são repassados de pai para filho o que gera um problema ambiental pela rotatividade de carros mais antigos.
Os táxis por sua vez também não podem ser considerados transportepúblicos pois não ajudam a diminuir a frota dos veículos circulantes. Nesse ano estima-se a quantidade de 3000 mil táxis o que influencia numa tabela apresentada de que apenas cinco áreas/bairros da cidadepodem ser considerados saudáveis para respiração, sendo que esse índice já piorou 47% de 2005 a 2010. Outro fator apresentado é a diminuição no número de agentes de trânsito o que não é reflexo naconsciência de boas aplicações das leis pelos motoristas e chega a agravar a situação.
Em 2007 foi proposta a aplicação de rodízio de carros em Curitiba, o que ocorre já a cinze anos em São Paulo.Porém, como apresentado em vídeo, essa alternativa foi deixada de lado por não parecer necessária naquele momento. Hoje, após mais de cinco anos dessa proposta ainda não se comenta a discussão dessa lei.A partir dessas informações base, foram argumentadas algumas alternativas encontradas pelos alunos. O primeiro deles foi a bicicleta. Esta alternativa, entretanto exibe alguns entraves. Apenas serutilizada em pequenas rotas, a dificuldade de relação harmoniosa entre motoristas e ciclistas entre outros problemas do ambiente físico, culturas sociais e psicológicos.
Em contrapartida...
tracking img