Transporte coletivo curitiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL – UNIBRASIL

ALEXANDRE CALVO
DIEGO RODRIGO
GUILHERME INGLEZ

TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA

CURITIBA
2010

PREPARAÇÃO DO PROCESSO

1.1 CURITIBA E SUA REDE INTEGRADA DE TRANSPORTE: UMA ABORDAGEM EXPLICATIVA

Na Cidade de Curitiba a política de transportes privilegia o transporte coletivo sobre o individual.
O ônibus, único modoeconomicamente viável, incorpora inovações simples mas muito eficientes, atingindo desempenho e qualidade surpreendentes.
A cidade teve sua estrutura de crescimento definida e implantada no início da década de setenta. Desde então o crescimento expontâneo deu lugar ao crescimento ordenado, induzido paulatinamente sobre a estrutura pré estabelecida através do manejo adequado de três ferramentasessenciais para o planejamento urbano: o Uso do Solo, o Sistema Viário e o Transporte de Massa.
O crescimento da área central foi bloqueado, estabelecendo-se como alternativa os Setores Estruturais sob o conceito de “Centros Lineares” estendendo-se em direção aos bairros
Nestes Setores Estruturais foram definidos parâmetros atrativos para a localização de atividades econômicas adequadas (empregos) ehabitação em alta densidade, desviando a polarização da área central.
A estrutura viária básica dos Setores Estruturais é constituída de três ruas paralelas. A via central, que antes concentrava todo o conturbado tráfego, foi reservada para dar prioridade física ao Transporte de Massa, com a implantação das canaletas exclusivas para os “Ônibus Expressos”. O pouco espaço viário remanescente foibem aproveitado para o tráfego local e para o estacionamento de apoio ao comércio e serviços concentrados ao longo dessa via. O volumoso tráfego de passagem foi deslocado para as ruas paralelas que, com mão única em sentidos contrários, funcionam como vias rápidas de tráfego contínuo.
Sem grandes investimentos e desapropriações a cidade vem podendo circular melhor por um novo e eficiente sistemaviário que suporta ainda hoje, com as inovações que lhe foram incorporadas, o crescimento das demandas do transporte de massa e do automóvel.
O planejamento do transporte de massa está intimamente interligado com as diretrizes gerais de planejamento urbano definidas no Plano Diretor, de modo a induzir e apoiar o crescimento da cidade sobre a estrutura urbana pré estabelecida, otimizando autilização dos investimentos públicos.
Hoje o sistema opera sob o conceito de Rede Integrada, permitindo que cada passageiro componha seu trajeto utilizando várias linhas e pagando apenas uma tarifa. O resultado tem sido melhor nível de serviço com tarifa mais acessível. A Rede é operada por 10 empresas privadas, sob regime de permissão, segundo regras pré-estabelecidas que garantem a ofertaprogramada pelo poder público. Essas empresas fazem todo o investimento em frota e instalações necessários à operação e manutenção dos veículos. Motoristas, cobradores, mecânicos e pessoal administrativo são todos empregados privados das empresas operadoras. O Município se encarrega da infra-estrutura: vias exclusivas, terminais, estações-tubo sinalização e informação, alem da estrutura de planejamento econtrole.
Neste contexto, existem as inovações, que por sua vez são destinadas ao melhor funcionamento do sistema de transporte coletivo. Estas inovações são:

• Canaleta exclusiva - Faixa de sete metros de largura, exclusiva para as Linhas Expressas nos dois sentidos de tráfego, localizada no eixo da via central dos Setores Estruturais. Os primeiros 20 km, no eixo das Estruturais Norte eSul, começaram a operar em 1974.

• Linhas Expressas - Rodam exclusivamente nas canaletas, sem atrito com o restante do tráfego. Tem paradas a cada 500 metros e nos terminais de integração a cada 4 km em média, onde recebem passageiros de outros tipos de linha. Operam à velocidade comercial de 20 km/h. Ônibus vermelhoss.

• Linhas Alimentadoras - São linhas curtas, operando com ônibus...
tracking img