BRT CURITIBA - SISTEMA DE TRANSPORTE

2150 palavras 9 páginas
QUERIDOS AMIGOS, COMO ESSE TEXTO PODEMOS , TIRAR INFORMAÇÕES PARA
FECHAMENTO DO TRABALHO,

ABRAÇOS

O Bus Rapid Transit (BRT, lit: "trânsito rápido de autocarros/ônibus") é um modelo detransporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT). O primeiro BRT foi implantado em 1979, na cidade de Curitiba.

O BRT pode utilizar veículos dos mais diversos tipos como:


Trólebus



Ônibus urbano



Ônibus articulado



Ônibus biarticulado



Micro-ônibus



Ônibus guiado por sistema de canaletas, dispositivos magnéticos (esse veículo é popularmente conhecido como Veículo Leve sobre Pneu, VLP)

Curitiba: A primeira cidade brasileira, e do mundo, a implantar um sistema de BRT foi Curitiba, como alternativa à construção de uma rede de metrô. Também é famoso a nível mundial porque foi planejado em conjunto com um inovador plano do uso do solo. O sistema foi chamado de plano diretor, sistema onde se distribui o fluxo de crescimento demográfico em torno de eixos de transporte, sistema que permitiria mais tarde serem criados os eixos "SBTM"
(Sistema Biarticulado de Transporte de Massa) principal sistema da Rede Integrada de
Transporte (RIT), e também é conhecido pelas estações em forma de tubos de vidro, a inovação de integrar os serviços alimentadores e tronco, operados com ônibus articulados; a implantação pioneira de tarifa única integrada; e por permitir acessibilidade universal (passagem em nível) para todos os usuários.

FONTE:

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Bus_Rapid_Transit)

28 DE AGOSTO DE 2012

Como é o BRT de Curitiba. Para entender por que o BRT de
Belém está mal

Relacionados