Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Aula: SOCIEDADE POLÍTICA - ESTADO
CIÊNCIA POLÍTICA
Título
SOCIEDADE POLÍTICA - ESTADO
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
4
Tema
SOCIEDADE POLÍTICA - ESTADOObjetivos
        Compreender categorias e conceitos fundamentais ao fenômeno jurídico-político.
        Analisar as estruturas e as articulações do discurso político pela lógica da sociedadepolítica Estado, do poder político e suas limitações.
Estimular a utilização de raciocínio jurídico-político, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica, elementos essenciais à construção doperfil do profissional do Direito.
Estrutura do Conteúdo
4. Sociedade Política - Estado
 
"RESUMO
 
O capítulo discute as diversas concepções de Estado trazidas pelas concepções sociológica ejurídica. São analisadas as teorias de Weber, Marx e Durkheim e, em seguida, a perspectiva de Hans Kelsen. Na perspectiva weberiana destaca-se a associação entre Estado e o monopólio legítimo da violência, aopasso que na visão de Marx é destacada a associação entre Estado e classes sociais. sobretudo a burguesia. Aborda-se, ainda, o tema da relativa autonomia do Estado. Em Durkheim, a ênfase recai sobrea ideia de atuação moral do Estado.
Na segunda parte, são abordadas as controvérsias existentes sobre a trajetória histórica do Estado, sobretudo quanto à existência do Estado na Antiguidade. O autorprocura mostrar que há visões que defendem a sua existência na Grécia e Roma antigas, assim como no Oriente. No entanto, inúmeros pensadores preferem situar o Estado como uma instituição moderna, quesurge após a Idade Média. Tal divisão enseja uma discussão que demonstra a pluralidade de visões sobre o tema do Estado ainda hoje existentes nas teorias políticas e jurídicas" (GUANABARA, op. cit.,p.22).
Aplicação Prática Teórica
Caso concreto 1
           
Tema: Estado para Max Weber
 
Analise a expressão "monopólio legítimo da força" utilizada por Weber para caracterizar o...
tracking img