A origem da familia, da propriedade privada e do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mackenzie - Economia

(Excertos de “ A origem da família, da propriedade
privada e do estado” F. Engels.)

Engels demonstra, a formação da gens paterna, já que da materna não restam senão manifestações de tradição que resistiram no tempo. Temos como referência as regiões gregas onde as informações documentais permitiram compreender o seudesenvolvimento, sua organização, e responsabilidades sociais, como os mais congruentes com as condições comunitárias gentílicas.
“Nos tempos pré-históricos já os gregos, como os pelasgos e outros povos da mesma origem tribal, estavam constituídos em séries orgânicas idênticas à dos americanos: gens, fratria, tribo, confederação de tribos. Poderia faltar a frátria, como entre os dóricos, ou aconfederação de tribos, que não se chegava a formar em todos os lugares, mas em todos os casos era sempre a gens a unidade. Ao tempo em que os gregos surgiram na história, estavam nos umbrais da civilização; entre eles e as tribos americanas de que temos falado medeiam quase dois grandes períodos de desenvolvimento, dois períodos que os gregos da época heróica levam de vantagem aos iroqueses. Por isso, agens dos gregos já não é, de modo algum, a gens arcaica dos iroqueses; o quadro do matrimonio por grupos começa a diluir-se notavelmente. O direito materno cedeu ao direito paterno o seu posto e, por isso, a riqueza privada que surgia abriu a primeira brecha na constituição gentílica. Outra brecha adveio, como consequência natural da primeira: ao introduzir-se o direito paterno, a fortuna de umarica herdeira que se casa passa ao marido dela, quer dizer, a outra gens, com o que se destrói todo o fundamento do direito gentílico dessa forma, não apenas se terá por lícito mas ainda por obrigatório, nesse caso, o casamento da jovem núbil no seio da sua gens, para evitar a saída das riquezas. Segundo a História da Grécia de Grote, a gens ateniense, em especial, unia-se em torno de:
1.Solenidades religiosas comuns e exclusividade de sacerdócio em honra de um deus determinado, suposto fundador da gens, assim caracterizado por um sobrenome especial.
2. Um lugar comum para enterrar os mortos.
3. Mútuo direito de herança.
4. Obrigação recíproca de prestação de socorro, defesa e apoio contra a violência.
5. Direito e dever recíprocos de casar, cm certos casos, dentro da gens,sobretudo quanto às órfãs c herdeiras.
6. Posse, pelo menos em certos casos, de uma propriedade comum, com um arconte (magistrado) e tesoureiro próprio.
A fratria agrupava várias gens, mas menos estreitamente; também nela, entretanto, encontramos direitos e deveres recíprocos, da mesma natureza, especialmente a comunidade de certos ritos religiosos e o direito de perseguir o homicida no caso deassassinato de um membro da fratria. O conjunto das fratrias de uma tribo tinha, por sua vez, cerimónias sacras periódicas, sob a presidência de um phylobasileu (chefe de tribo) eleito entre os nobres (eupátridas).
Aí se detém Grote. Marx acrescenta: "Por trás da gens grega, o selvagem (por exemplo, o iroquês) pode ser sempre reconhecido." E quanto mais aprofundamos nossas investigações mais nitidamenteo reconhecemos. Pois a gens grega tem também os seguintes atributos:
7. Descendência segundo o direito paterno.
8. Proibição do matrimónio dentro da gens, excetuado o caso das herdeiras. Essa exceção, tornada um preceito, prova a validade de antiga regra. E esta resulta do princípio geralmente adotado de que a mulher, por seu matrimónio, renunciava aos ritos religiosos de sua gens e passava aseguir os da de seu marido, na fratria do qual era inscrita. Isso e uma famosa passagem de Dicearca provam que a regra era o matrimónio fora da gens. Becker, em seu Charícles, afirma que ninguém tinha o direito de casar-se dentro de sua própria gens.
9. Direito de adoção na gens, exercido mediante adoção pela família, mas com formalidades públicas e só em casos excepcionais.
10....
tracking img