Principios gerais de primeiros socorros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1120 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Queimaduras são lesões em alguma parte do organismo (neste caso falaremos de queimadura de pele), podendo ser provocada por um dos seguintes agentes:

Queimadura Térmica
As queimaduras térmicas são as mais frequentes, podendo ser causadas por uma das seguintes situações:

Vapor
As queimaduras por vapor normalmente não são muito profundas, uma vez que a transmissão de calor pelo ar quente émenor do que um líquido quente derramado sobre a pele, além de que ao entrar em contato com o vapor quente, o indivíduo se defende imediatamente.

Líquidos Quentes
Muito comum na cozinha, o derramamento de líquidos quentes sobre o corpo causa queimaduras de até segundo ou terceiro grau, a depender da temperatura do liquido, de sua facilidade de retirada e do tempo de exposição. Por exemplo,uma queimadura com água quente deve ser menos profunda do que uma queimadura por mel quente, mesmo estando ambos na mesma temperatura.

Chama Direta / Fogo
Ocorre quando uma pessoa se expõe diretamente ao fogo.

A diferença de chama direta e fogo está em que no caso de um contato direto com a chama, pode haver o reflexo de se afastar e no caso de contato direto com fogo, existe um agentecausador da queimadura (álcool, gasolina, óleo, etc.) e é o corpo que está em chamas e as lesões são mais sérias.

Queimadura por Frio
As queimaduras por frio podem ser tão importantes quanto as por calor, a depender do tempo de exposição ao agente causador da lesão. Pode ser tanto causada pelo simples contato com um cubo de gelo, quanto ao ambiente frio.

A exposição da pele ao frio em grandeescala causa uma vasoconstrição, desviando o fluxo sanguíneo da periferia do corpo para o centro, diminuindo ainda mais a temperatura da pele e dos tecidos subjacentes. Isso causa um eritema inicial e em seguinda, início da destruição celular, podendo levar a necrose.
 
Queimadura por Eletricidade
As queimaduras por eletricidade têm uma característica peculiar: como nos ferimentos por projetil dearma de fogo, elas têm um ferimento de entrada e um de saída. Normalmente, essas queimaduras atingem espessura total da derme (terceiro grau), podendo o ferimento de saída ocorrer em qualquer parte do corpo.

NOTA: Importante ressaltar que na passagem da corrente elétrica pelo corpo, pode lesionar algumas fibras condutoras do coração não sendo anormal pacientes de queimaduras por eletricidadeterem ataques cardíacos e precisarem de primeiro socorros adequados para esse quadro.

 
Queimadura por Produtos Químicos
Ácidos
O grau de lesão depende da concentração do ácido e do tempo de exposição. De um modo geral, as queimaduras por ácidos são mais superficiais do que as queimaduras por bases.

Bases
Estas continuam queimando por um tempo mais prolongado e têm um poder maior depenetração nos tecidos e são também de uso doméstico na forma de soda cáustica. As lesões mais comumente encontradas em pronto-socorro são lesões oculares por respigar soda cáustica nos olhos e lesões do esôfago por tentativa de suicídio, o que normalmente não mata, mas leva a uma estenose (estreitamento) do esôfago (tubo que vai da boca ao estômago).
 
Queimadura por Irradiação
As lesões maiscomumente causadas são pelo sol que podem ser de primeiro ou segundo grau (com bolhas) e podem ser potencializadas por produtos químicos, como a folha de figo (utilizada erroneamente para bronzeamento), que contém uma substância denominada psoraleno, que ajuda a aumentar a queimadura.
Outros exemplos de queimadura por irradiação são decorrentes de radioterapia, como no tratamento coadjuvante de câncerde mama.
 
Queimadura por Atrito
As queimaduras por atrito podem ocorrer de diversas formas e são muito comuns em pessoas que caem de moto. O atrito causa calor, além de uma abrasão na pele. Um cuidado que os paramédicos tomam ao atender um acidente de trânsito é não deixar a vítima estendida no asfalto quente, pois pode haver queimadura profunda.

Classificação das lesões
Determinar o...
tracking img