Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO IBÉRICA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O BRASIL
[pic]

Em 1578, D. Sebastião, rei de Portugal, morreu na Batalha de Alcácer-Quibir, no norte da África em uma campanha militar contra os mouros.Assumiu o trono seu tio, o cardeal D. Henrique que faleceu dois anos depois sem deixar herdeiros. Com o fim da Dinastia de Avis, Felipe II, rei da Espanha, militarmente assumiu o trono, unindo os doisEstados em 1580. A nobreza e a burguesia apoiaram o novo monarca buscando manter seus interesses (manutenção dos privilégios da primeira e monopólio do tráfico negreiro e do exclusivismo comercial comas colônias pela segunda). Em 1581, Felipe II assinou o Juramento de Tomar, onde comprometia-se a não tratar Portugal como território conquistado e não interferiria na administração já implantada noBrasil, bem como conservar as leis, os costumes e o idioma português.

Entretanto, de imediato, Portugal herdou todos os inimigos da Espanha, dentre os quais Inglaterra, França e Holanda, sendo estaúltima a mais temível.

Para o Brasil, a União Ibérica representou um aumento no poderio do provedor-mor (cuidador das finanças), com o objetivo de diminuir a corrupção e os abusos na arrecadação;criação do Tribunal de Relações de Salvador (1587) e do estado do Maranhão (1621) na tentativa de melhor combater as incursões estrangeiras.

Dentre os inimigos da Espanha estava principalmente aHolanda, antiga possessão espanhola de grande prosperidade econômica e religião predominante calvinista. Com a subida ao poder de Felipe II, que pôs fim a tolerância religiosa que até então existia nosPaíses Baixos, eclodiram diversas revoltas, inicialmente contidas com forte repressão política e confisco dos bens, porém em 1581, as províncias do Norte formaram a União de Utrech enão mais reconhecerama autoridade do monarca espanhol, contando com forte apoio da Inglaterra e tornando-se uma nação independente.

Portugal mantinha com a Holanda estreitas relações comerciais, sendo inclusive...
tracking img