Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.1 Nome da Instituição/Escola: Universidade Luterana do Brasil
1.2 Título do Trabalho: Relatório de Estágio Curricular I
1.3 Nome do Aluno: Naiara Ataides dos Santos
1.4 Nome dos Supervisores de Estágio:
Professor Regente: Berenice da Silva Franco
Professor Virtual: Patrícia Merg
Professor Presencial: Rosângela Pereira Costa
1.5 Nome daDisciplina de estágio: Estágio Curricular I
1.6 Nome da Instituição onde realizou o estágio: Colégio A a Z
1.7 Data: Semestre e ano: 2011/2























CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLA/ INSTITUIÇÃO:
3.1 Histórico da instituição:
O COLÉGIO A a Z foi fundado em 03 de Março de 1996 com apenas 19 alunos. Surgiu de antigo grande ideal de seus fundadoresSr. Eduardo Luis Martins Branco e da Sra. Marina Junqueira Netto que tinham o ideal comum de investir na formação de crianças e jovens de Morro Agudo, lhes proporcionando uma educação de alta qualidade, conjugando seus princípios morais com um ensino sempre atualizado e diversificado.
O colégio A a Z tem esse nome porque pretende ao longo dos anos ser um Centro Cultural não só para os moradoresde Morro Agudo, mais para toda a pessoa interessada em aprimorar o seu conhecimento.
No inicio funcionavam apenas classes de Pré-Escola e de Ensino Fundamental até a Quarta Série, em 2003 chegou ao Terceiro do ensino Médio, e em 2006 abriu mais uma porta para o saber , fechou uma parceria com a Universidade Luterana doBrasil (ULBRA) e passou a oferecer cursos de graduação no Ensino Superior a Distância, para Pedagogia e Administração de Empresas.
Em 2007, o novo mantenedor Sr. Tomaz Junqueira Netto Branco assumiu o Colégio com compromisso de manter a qualidade educacional e fortalecer o Colégio A a Z.
Em 2009, com muito orgulho graduou duas turmas de Pedagogia, fato este inédito, pois foi a primeira formatura deEnsino Superior de Morro Agudo.

3.2 Estrutura física da instituição:
A construção física do colégio A a Z lhe proporciona áreas amplas, a instituição não é uma unidade isolada e ao mesmo tempo em que é uma unidade única com características específicas, ela deve orientar pelas diretrizes ,normas e ensino ao qual pertence. Pois possui um ambiente bem iluminado e bem arejado,promove atividadesde interação com aluno - professor,aluno –aluno.
Porém as salas são pequenas com capacidade para 15 crianças em cada sala, onde possui armários,mesas e cadeiras próprias a idade, as salas são decoradas com motivos educativos.Possui 02 banheiros ,no pátio possui mesinhas com cadeiras para a hora do lanche bebedouros adequados para a faixa etária.possui também a brinquedoteca onde há brinquedoseducativos, jogos , televisão para a hora do filminho,colchões para a hora da soneca.
3.3 Projeto Pedagógico da Escola:
A metodologia que se aplica no PPP é de suma importância pois todos da instituição deverão participar e que todos tenham clareza qual o real objetivo do mesmo com características específicas,seguindo modelo de vanguarda na educação com trabalho voltado a interação doaluno-escola, aluno-professor, aluno-professor-sociedade, ela norteia-se pelas diretrizes e normas de ensino tradicionais como base.O ambiente escolar é de interação constante de suas atividades entre alunos e professores. É todo um núcleo que se baseia na formação de pequenos aprendizes.

3.4 Leitura da realidade da Escola/Instituição:
O COLÉGIO A a Z foi fundado e inaugurado em 03 de Março de 1996com o efetivo de 19 alunos. Surgiu de ideal grandioso de seus patronos Sr. Eduardo Luis Martins Branco e da Sra. Marina Junqueira Netto que tinham ideal comum o aprendizado a educação das crianças e jovens de Morro Agudo, lhes proporcionando uma educação de qualidade, conjugando princípios morais com um ensino sempre atualizado
O colégio A a Z ,promove capacitação constantes de seus docentes,...
tracking img