Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência social

1.2 PROBLEMA http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/relacao_familia_%26_escola.pdf

O problema estabelecido pelo presente trabalho consiste no seguinte questionamento:

- Qual a importância da relação família-escola no processo educacional?

As políticas públicas pouco têm conseguido fazer pela formação de educadores reflexivos, sendo impedidas por seuspróprios mecanismos burocráticos, fazendo, às vezes, o jogo inverso dessa prática educativa. A família acompanha e reage a todo este movimento, estando, porém, pouco consciente: vai à escola participar, opinar e reclamem somente quando a crise da política educacional preocupa seus interesses. Não se dá conta, no entanto, da sua parcela na produção dos problemas dos quais se queixa, nem de suasdimensões. Seria necessário então, clarear as 20 responsabilidades, sem esquecer que o trabalho com os jovens é na maioria dos aspectos uma parceria. É função da escola fazer um trabalho com os pais, que propicie a discussão dos interesses coincidentes, bem como dos conflitantes.

Na família, pai e mãe saem ao trabalho confiando que a escola e outros especialistas, além da televisão e do computador dêemconta da educação de seus filhos. Assim, tanto a família quanto à escola, esperam que uma dê conta do papel da outra. A criança sente-se abandonada e poucas vezes adquire o equilíbrio necessário para receber a formação adequada e necessária para tornar-se um indivíduo consciente de sua cidadania.

A família e a escola vivem, hoje, uma crise em que os valores materiais pautam as relações.
Assim,a boa escola é vista como a que mais oferece serviços e incrementos, que vão desde a informática, balé e inglês até câmeras instaladas nas salas de aula. Este comportamento pode ser justificado por uma expectativa dos pais de que a escola resolva todos os seus problemas.

Existe um relativo consenso de que a temática: “Família e Escola” tratem de uma relação complexa e, por vezes, assimétrica,no que diz respeito aos valores e objetivos entre as Instituições. E esta é, realmente, uma relação sujeita a conflitos de diferentes ordens. Nos dias atuais podemos ver este conflito observando a tênue distância formada entre o adulto e a criança.

Assim, tanto a escola como a família, poderão verificar seu papel no enfrentamento da criseque envolve a todos, ampliando as preocupações eprincípios, que possam unir em alguns pontos, duas instituições tão complexas.

Este trabalho tem como questões norteadoras responder, de que forma a relação família escola pode contribuir para a construção da identidade, da autonomia e cidadania do aluno?

A relação família-escola interfere no processo ensino-aprendizagem? Como?

Socialização http://pt.wikipedia.org/wiki/Socializa%C3%A7%C3%A3oSocialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável. O processo de socialização inicia-se,contudo, após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos, da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc. A Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. Éatravés da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos sistemas sociais.
É o processo de integração do indivíduo numa sociedade, apropriando comportamentos e atitudes, modelando-os por valores,...
tracking img