Babel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórias paralelas relatadas com realismo, que se engendram tal como um novelo de lã. Embora em contextos e localizações geográfica diferentes, verificamos as conexões entre as cenas e as consequências da interação entre o quê se passa no Mexico, Estados Unidos, Marrocos e Japão. Nesse sentido, fica claro o princípio da globalidade, onde a mudança das partes altera outras partes e o sistema comoum todo.

É visível o preconceito e a tendência ao isolamento da sociedade americana, que para manter a autonomia de seu pais, procura fechar as fronteiras para estrangeiros. No caso do filme, os mexicanos moram na clandestinidade.

Contrapondo essa fronteira rígida, verificamos a barreira difusa obervada nas cenas que retratavam o casamento, onde é passível verificar as diferenças culturaise o informalismo espontâneo da sociedade mexicana.

Os americanos são mais contidos, menos espontâneos, todavia, possuem um sistema de organização familiar que permite certa abertura, uma vez que dependem de uma cuidadora estrangeira para tomar conta de sua casa e seus filhos. Amélia, a imigrante ilegal nos Estados Unidos, operava tanto quanto um membro da família, mantendo direta interdepênciaentre os mesmos e vice-versa.

Parece que Richard propôs a viagem Susan, que aceitou a ir com relutância, na tentativa de encontrar, em um lugar exótico, a serenidade para manter o relacionamento de ambos vivo, considerando a evidência de problemas entre eles.

Com a viagem do casal e seu atraso devido a intercorrência do acidente. A mexicana se vê sem possibilidade de conciliar o trabalho comseu compromisso pessoal. Como não há ninguém que possa substituí-la no seu trabalho, ela que cuida das crianças desde o nascimento delas, decide levá-las para o Mexico. Tomando a decisão arriscada de unir os dois papéis, viola um combinado com a família para qual trabalha.

Para estar presente no casamento de seu filho, acaba alterando também a organização das pessoas de sua própria família etambém de seu meio, com a presença das crianças americanas.

Passado o evento comemorativo, a cuidadora se apressa em retornar ao país de origem das crianças, a fim de logo retornar ao equilíbrio, à estruturação proposta por seus patrões. Uma vez que hierarquicamente, ela deve obedecer a tais regras para que o sistema familiar para o qual ela trabalha continue funcionando da forma como estafamília se organiza.

Mas essa decisão de retorno rápido, acaba afetando seu sobrinho e o destino dela mesma e das crianças das quais é responsável. Na tentativa de atravessar a fronteira México-Estados Unidos, verificamos a completa saída da homeostase e os efeitos sofridos por um comportamento permissivo, minimizando a gravidade de uma pessoa dirigir sem condições e de crianças viajarem semautorização de seus responsáveis.

Observando outro ângulo, no Marrocos a paisagem natural é belíssima, as pessoas precisam se locomover longas distâncias para se encontrarem umas com as outras. Contudo, podemos perceber que a falta de recursos é total. O casal depara-se com essas dificuldades ao precisar de acesso aos meio de comunicação e transporte quando Susan é ferida no ombro esquerdo por uma bala,momento em que sua relação com Richard muda de padrão de interação mediante as circunstâncias vividas.

Novamente, verificamos a repercussão de uma das partes provocando mudanças em outras, pois Susan foi alvejada por uma criança marroquina que brincava de atirar em direção a um ônibus que estava bem distante. A criança estava munida de arma apenas para proteger as cabras de sua família.

Sevoltarmos o olhar para o padrão de interação desta família, cujo sistema se situa em Marrocos, percebemos que um demonstra certa fragilidade, enquanto o outro tende a se auto-afirmar, inclusive demosntrando potencial na sua habilidade em atirar em objetos a longa distância.

Existe um padrão de interação desta família, influênciado pelo meio em que vivem, desde a distância que não permite o...
tracking img