Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JESSE RODRIGUES DE OLIVEIRA
AAROM FILIPE PINHEIRO
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO
MONIELLY DE CASSIA CALVO OLIVEIRA
MIRIAN LACERDA LOPES
KAROLINE ALCANTARA FALAVIGNA

Evolução do trabalho no ordenamento lógico jurídico – Trabalho escravo, servidão da gleba dos feudos, corporações de ofício, exploração do proletariado, Evolução no Brasil; Fontes do direito do trabalho e Hierarquias das Normas,Contrato de trabalho por prazo determinado regido pela lei 9.601/98.



Ji-Paraná
2013

JESSE RODRIGUES DE OLIVEIRA
AAROM FILIPE PINHEIRO
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO
MONIELLY DE CASSIA CALVO OLIVEIRA
MIRIAN LACERDA LOPES
KAROLINE ALCANTARA FALAVIGNA

Evolução do trabalho no ordenamento lógico jurídico – Trabalho escravo, servidão da gleba dos feudos, corporações de ofício,exploração do proletariado, Evolução no Brasil; Fontes do direito do trabalho e Hierarquias das Normas, Contrato de trabalho por prazo determinado regido pela lei 9.601/98.

Trabalho para composição de nota em G1, na disciplina de Direito do Trabalho I, no curso de Direito, sob orientação da Profª. Marlete Maria da Cruz Corrêa da Silva


Ji-Paraná
2013

SUMÁRIO

1-Introdução 041.1-Evolução do direito do trabalho 05
1.2-Trabalho Escravo 06
1.3-Servidão da gleba dos feudos 08
1.4-Corporações de ofício 09
1.5-Exploração do proletariado 11
1.6-Evolução no Brasil 13
2-Fontes do Direito do Trabalho 18
2.1-Fonte Material 18
2.2- Fontes Formais 19
2.2.1 – Constituição19
2.2.2 – Leis 19
2.2.3 – Sentença Normativa 20
2.2.4 – Convenções e acordos coletivos 20
3-Hierarquias das Normas 21
4-Contrato de trabalho por prazo determinado regido pela lei 9.601/98 22
4.1-Requisitos 22
4.2-Prazo Determinado 23
4.3-Números de Empregados 23
4.4-Estabilidade 244.5-Descumprimento 25
5-Requisitos do contrato de trabalho individual do trabalho 25
6-Referencias 29

1– Introdução

O trabalho tem por objetivo, demonstrar toda a evolução do Direito do Trabalho no Brasil, e suas conquistas após o advento da consolidação das leis trabalhistas, e traz mudanças evidenciando as melhorias ao trabalhador com isso são apresentadas duas figuras distintasuma da outra.
Sendo eles o empregado e empregador, e apresentando como um se beneficiava do outro, com quem ao mesmo tempo detinha o poder econômico e o político, nesse caso fica a figura do empregador.
No inicio tinha uma relação em que o trabalho humano era tratado como mercadoria. A escravidão foi a primeira forma de trabalho por conta alheia e sua característica principal era aidentificação da pessoa do trabalhador como uma coisa qualquer, o escravo era considerado um objeto passível de livre disposição por parte do dono, eram negociados entre os coronéis da época.
Na lenta evolução, surgiram outras formas, a servidão através desta o homem já não considerava como objeto, mas se encontrava rigidamente ligado á grupos sociais e a propriedade da terra.
Com a quebra dos rígidospadrões de hierarquias e hereditariedade existentes nas corporações de ofício permitiu a liberdade e a diversidade profissional. Com a revolução Industrial, surgiram profundas mudanças sociais, como surgimento do proletariado trazendo desta forma uma nova classe social formada pelos trabalhadores das fábricas. A época do surgimento do Direito do Trabalho, as constituições disciplinavam tão somente aforma do Estado e governo. A partir da inserção de normas sociais protetivas dos trabalhadores, alguma constituições exerceram forte influência no desenvolvimento do direito do trabalho enquanto ciência jurídica.

1.1 – Evolução do Direito do Trabalho

A palavra trabalho vem do latim tripalium, esse nome se refere a um instrumento que era usado para fins agrícolas formada por...
tracking img