Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo informacional
É a fase que estamos vivenciando agora, que vem desde a década de 70. Marcada pela disseminação das empresas pelo mundo. Novas tecnologias tornaram possível o aumentocrescente da produção e o fluxo de capitais, produtos, pessoas e informações (isto é, a mobilidade é muito maior, o mundo se tornou pequeno = globalização). Marcado pela invenção da internet e pelo uso,mais do que nunca, deinformação, a quantidade de conhecimentos agregada a um simples produto é imensa. Os trabalhadores estão cada vez mais qualificados. Se antes as indústrias se localizavam perto damatéria-prima, agora se localizam perto de centros tecnológicos e científicos, ostecnopolos (universidades, centros de pesquisas + empresas). O capitalismo continua Industrial, pois a tecnologia sófaz aumentar e melhorar a produção; E Financeiro, pois é possível o fluxo de capitais pelas redes financeiras de todo o mundo, muito mais rapidamente.

O Neoliberalismo é uma releitura do LiberalismoClássico. Embora o termo tenha sido cunhado em 1938 pelo sociólogo e economista alemão Alexander Rüstow, oNeoliberalismo  só ganharia efetiva aplicabilidade e reconhecimento na segunda metade doséculo XX, especialmente a partir da década de 1980. Nesta época, houve um grande crescimento da concorrência comercial, muito em função da supremacia que o capitalismo demonstrava conquistar sobre osistema socialista. Mesmo ainda no decorrer da Guerra Fria, as características do conflito já eram muito diferenciadas das existentes nos anos imediatamente posteriores ao fim da Segunda Guerra Mundial.A União Soviética já havia se afundado em uma grave crise que apontava para o seu fim inevitável. Enquanto isso, o capitalismo consolidava-se como sistema superior e desfrutava de maior liberdade paradeterminar as regras do jogo econômico.

O liberalismo envolve um grupo de pensadores que viveram as particularidades da Europa nos séculos XVII e XVIII. Nessa época o espírito empreendedor e...
tracking img