Trabalho escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho interdisciplinar coletivo tem como ponto de partida vivenciar a criação de um projeto de intervenção frente alguma problemática levantada em uma instituição de ensino


















































































Sumário





INTRODUÇÃO....................................................................................................4
1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA ...........................5
2. REFERENCIAL TEÓRICO ..............................................................................9
3. PLANO DE AÇÃO ..........................................................................................14
considerações finais................................................................................16
referências ...................................................................................................17
ANEXO I ..............................................................................................................18
ANEXO II.............................................................................................................19




INTRODUÇÃO



O presente trabalho interdisciplinar coletivo tem como ponto de partida vivenciar a criação de um projeto de intervenção frente alguma problemática levantada em uma instituição de ensino. Para tanto o grupo reuniu-se primeiramente para definição de qual seria a escola foco do projeto vivencial, de preferência onde uma dasalunas já estivesse realizando seu estágio obrigatório desse quinto semestre para facilitar o acesso do grupo à mesma.

A Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso, onde o presente trabalho se pauta, está localizada no município de Arvoredo, interior do Estado de Santa Catarina, sua mantenedora é a Prefeitura Municipal de Arvoredo. Atualmente a instituição atende 358 crianças eadolescentes, durante os três períodos do dia, que freqüentam desde as séries iniciais até o terceiro ano do ensino médio. A escola conta com aproximadamente 40 colaboradores entre todos os profissionais de ensino e de serviços.

Durante o processo de observação na instituição de ensino o grupo pôde estabelecer como principal queixa, por parte do corpo gestor e corpo docente, aquestão da Indisciplina dentro da escola e o tema Bullying que vem afetando gradativamente aos professores. Como elaboração de uma proposta de intervenção a conexão entre os dois temas nos pareceu propicia, tanto devido ao fato de ambos estarem interligados como também devido ao fato de que já seriam temas tratados no projeto de estágio de algumas alunas envolvidas no grupo.

O trabalhoque se segue traz informações pertinentes ao nosso processo de apreensão e compreensão do papel do pedagogo na Gestão Escolar e nos permite pensar a prática interligada com o que os estudiosos têm discutido teoricamente.




1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Não é de hoje que o tema da Indisciplina na escola aparece em primeiro lugar no ranking das reclamações doseducadores, porém suas conseqüências nos dias atuais vêm ganhando cada vez mais destaque.
A Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso está situada no centro da cidade de Arvoredo interior do estado de Santa Catarina, em frente a escola fica a SC 459 e nos arredores da mesma há muitas residências, nas quais moram alguns alunos da escola. A elaboração do Projeto PolíticoPedagógico da Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso teve início no ano de 1997 e em julho de 1998 foi impressa a primeira versão. Se necessário, anualmente são realizadas alterações e adaptações de acordo com a legislação do início do ano letivo.
O referencial teórico que compõem a proposta pedagógica da escola baseia-se nos seguintes elementos teóricos metodológicos: a Lei...
tracking img