Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALICÉIA VIEIRA FONSECA
GEIVAN PAULA DIAS
IEDA DE LIMA LOPES
IVANILADA FRANCISCA DE PAULA
PAULO TADEU SIQUERIA JÚNIOR
SHEILANE MOREIRA ALVES









CUSTOS, PREÇO DE VENDAE ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO




Trabalho multidicisplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.






Ji-paraná / RO
2012
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 5
1 CUSTOS,PREÇO DE VENDA E ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 5
1.1Calculos dos custos unitarios 6
1.2 Formação do preço de venda 8
1.3 Calculos dos fatos contabeis de cada produto 9
1.4 Contabilização no livro diario e livro razão 15
1.5 AnáliseCusto/Volume/Lucro 19

2. REGIONALIZANDO 22

CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS 8













INTRODUÇÃO



No presente trabalho, tem-se como metarealizar lançamentos contábeis com informações previamente apresentadas para se que possa produzir lançamentos contábeis onde se consiga calcular a margem de contribuição e ponto de equilíbrio contábil da empresa INDÚSTRIA E COMERCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS DELICIA LTDA.

A competitividade dos dias de hoje tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processose atividades que executam, buscando obter a aceitação dos seus produtos e ou serviços e alcançar não apenas a permanência no mercado que atuam, mas também, outros objetivos desejados.

Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são aqueles que dizem respeito à análise dos custos e suas influências nas decisões que impactam a formação do preço de venda.

Estasdecisões que objetivam a definição do preço de venda envolvem aspectos muitas vezes analisados de forma empírica, baseadas em dados e informações históricas ou subjetivas, apenas com alguma base científica. Este tipo de análise e decisão não mais atende as necessidades que a competitividade trouxe, principalmente em períodos recessivos e de crise, quando a demanda cai de forma relevante, passando adominar o ambiente a chamada briga de preços.

Tal fato que permite, por exemplo, a existência de duas empresas com a mesma estrutura física e de recursos financeiros, praticando preços muito diferentes. Percebe-se então que o preço de venda não pode mais ser objeto de decisões empíricas, mas, sobretudo, objeto de estudo, o que torna necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejaminternos ou externos.

Para conhecer esses elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem sobre a estrutura patrimonial, assim como os relacionamentos sistêmicos que as empresas estabelecem com o ambiente no qual está inserida, pois, qualquer decisão sobre preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas das empresas e,conseqüentemente, neste relacionamento.

Em razão desses aspectos apresentados e, entendendo a necessidade de contribuir para uma melhor clareza por parte das empresas na análise dos custos e na formação do preço de venda, este artigo busca comentar sobre cada elemento, conceituando-o e buscando compreender seu comportamento nas operações comerciais.

De forma mais específica, são apresentados osdiferentes critérios utilizados na formação do preço de venda, a partir das diferentes ópticas de custos, e também aqueles baseados nos preços praticados pelo mercado e no retorno dos investimentos.

Juntamente com estes, são apresentados os conceitos e elementos básicos para a formação do preço de venda, tais como: markup, parâmetros externos, efeitos tributários sobre as vendas e sobre a margem delucro líquida desejada de tributos sobre o lucro. Não é objetivo construir modelos de formação de preço de venda a serem praticados em regimes inflacionários ou mesmo na opção de compra ou venda a prazo.





1. CUSTOS, PREÇO DE VENDA E ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO



A empresa INDÚSTRIA E COMERCIO DE GENEROS ALIMENTICIOS DELICIA LTDA, produz e comercializa diretamente ao comercio...
tracking img