Trabalho de reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Desperdício dos alimentos


A alimentação é à base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. O desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. (Sobrevivendo das sobras, 2008).
A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais relevantesproblemas que o Brasil enfrenta, constituindo-se em um dos maiores paradoxos de nosso país, já que produz 25,7 % a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população. (ONG, 2010).
O desperdício total de alimentos no Brasil, não contando o que é desprezado dentro das casas, é de aproximadamente 9 bilhões de toneladas por ano. A reciclagem de alimentos e o aproveitamento derestos vegetais é uma alternativa para uma alimentação balanceada ser desenvolvida, além de ser o caminho para o combate da fome. (Sobrevivendo das sobras, 2008).
Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome 2006 da ONU, estima-se que hoje existam 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo. O documento revela que 300 milhões de crianças passam fome no planeta e 25 mil pessoas morrem por dia de mánutrição ou doenças associadas ao problema. Um dos agravantes dessa situação é o alto índice de desperdício de alimentos registrados todos os dias em todo o mundo. Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Centro de Agroindústria de Alimentos mostra que o brasileiro joga fora mais do que come. (Revista Decifra-me, 2009).
Uma família de classe média jogafora cerca de meio quilo de alimentos no mesmo período. Em 20 anos, essa perda equivale a quase quatro toneladas. Se um milhão de famílias reduzirem pela metade a quantidade de alimentos que jogam no lixo, essa economia seria suficiente para alimentar 260 mil pessoas. (Sobrevivendo das sobras, 2008).
De acordo com o IBGE 2006, a média de desperdícios no Brasil está entre 60% em hortaliças,por exemplo, o total anual de desperdício é de 37 quilos por habitante. O desperdício está ligado principalmente à falta de costume das pessoas em planejar a alimentação, além de comprar uma quantidade maior do que a necessária para o consumo, muitas deixam de aproveitar os alimentos integralmente. Alimentos eliminados indiscriminadamente poderiam ser aproveitados como principal fonte de combatecontra os efeitos da fome, desnutrição e subnutrição. Ou seja, sem se gastar nem mais um centavo com a produção de alimentos, apenas nos dedicando objetivamente a recuperarmos este desperdício, estaríamos oferecendo alimentação a 72 milhões de brasileiros que se encontram em insegurança alimentar. (ONG, 2010).
O desafio do aproveitamento total dos alimentos é promover a mudança de hábitos, oenfrentamento de tabus alimentares e mesmo o descaso. Quando adotado, logo mostra os resultados nutricionais e econômicos. (Sobrevivendo das sobras, 2008).

1.1 Alimentação Integral

Devemos aproveitar tudo que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes. A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com oobjetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado com alto valor nutritivo.
Estudos mostram que o homem necessita de uma alimentação sadia, rica em nutrientes, que pode ser alcançada com partes de alimentos que normalmente são desprezadas. Atualmente, a alimentação alternativa, isto é, o aproveitamento total dos alimentos, serve para diminuir os gastos comalimentação e dar de comer a quem não tem recursos (BITTENCOURT, 2007)
Partes desprezadas como talos, folhas, sementes de vegetais, legumes, frutas e verduras podem ser tão ou mais ricos em nutrientes, vitaminas e fibras do que as mais utilizadas na culinária. Exemplos: A folha de abóbora pode conter quase 40 vezes mais cálcio que a polpa da abóbora. A folha de mandioca oferece 10 vezes...
tracking img