Trabalho de reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

RECICLAGEM

Introdução

Durante muito tempo de nossas vidas estamos acostumados em utilizar objetos e depois descartá-los, isso se tornou um hábito tão comum que nem nos preocupamos qual será o destino desses materiais e nem pensamos qual será o dano que esses objetos descartados fará com o meio ambiente.
Acostumamos chamar de lixo o que não tem importância ou o que nãotem mais utilidades para nós, mas o que consideramos não servir para nada, pode ser reaproveitado, o chamado “desperdício”. A produção acelerada de lixo nos tem causado muitos transtornos, pois nos aterros sanitários não é todo o material que consegue se decompor, gerando grandes perdas para a sociedade.
Devemos mudar essa realidade buscando novas idéias para se reduzir a quantidade de lixoproduzido, uma delas é chamada reciclagem, que significa o reaproveitamento de alguns materiais, ou seja, fazer com que essa matéria-prima ao passar por um processo pode a ter suas utilidades e características de um produto original.
Nesse trabalho iremos mostrar produtos que podem ser reciclados, como se fazer esse trabalho, como fazer a separação de materiais e como funciona todo processo, e tentarconscientizar a população que reduzindo o volume de lixo, e reaproveitando alguns materiais, conseguiremos reduzir o impacto causado no meio ambiente, gerando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
A reciclagem além de reduzir a quantidade de lixo, gera renda para pessoas que trabalham com a separação desses produtos e benefícios econômicos e sociais.Origem da palavra reciclagem

A palavra reciclagem surgiu no final da década de 1980, quando foi constatado que fontes não renováveis como o petróleo e algumas matérias primas estavam se esgotando e que havia falta de espaço para depositar resíduos e outros objetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re= repetir, e cycle= ciclo) fazer com que o material seja reaproveitado.Reciclagem é a palavra utilizada para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados com matéria prima para um novo produto. Alguns materiais que jogamos fora ao passarem por um processo, poderão se tornar um novo produto, exemplos mais comuns são: papel, metal, vidros e plásticos.
O conceito de reciclagem serve apenas para produtos que podem voltar ao seu estado normal e ser transformado em umproduto com características de um original. A reciclagem é diferente de reutilização. Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.


As vantagens da reciclagem

Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos para consumo. A partir de 1980 a produção de embalagens e produtos descartáveisaumentou significativamente, assim aumentando a produção de lixo.
Os processos de reciclagem além de preservarem o meio ambiente também geram riquezas e rendas para pessoas carentes. A reciclagem contribui para uma redução significativa da poluição de solo, ar e água, pois muitos produtos são despejados em lugares proibidos ou até mesmo nos rios. Muitas empresas já estão adotando a reciclagem comouma forma de reduzir os custos de produção.
Um benéfico importante da reciclagem é a geração de empregos, muitas pessoas que estavam desempregadas encontraram na reciclagem uma oportunidade de começar de novo, conseguindo renda para manter suas famílias com um trabalho digno, as cooperativas de catadores de papel já é uma boa realidade nos centros urbanos.
Tem sido feito muitas campanhas para aconscientização da população sobre a quantidade de lixos nas grandes cidades, muitas pessoas ainda não sabe como se fazer, quais benéficos trazem, quais são os produtos recicláveis e onde entregar o material coletado.



Os benefícios econômicos da reciclagem


- A...
tracking img