Trabalho de reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PORTO ALEGRENSE – FAPA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Bruno Oliveira
Carla Schneider
Thaiane Nadalen

RECICLAGEM

Porto Alegre
2012

Bruno Oliveira
Carla Schneider
Thaiane Nadalen

TRABALHO DE LÓGICA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
“RECICLAGEM”

Projeto de pesquisa apresentada como pré-requisito na avaliação parcial da N2 na disciplina de Lógica e Metodologia Científica, docurso de Ciências Contábeis da Faculdade Porto-Alegrense.
Orientador: Marília Martins Sant’ Anna

Porto Alegre
2012
Sumário

1 INTRODUÇÃO

O assunto reciclagem muitas vezes parece repetitivo, mas basta olharmos ao nosso redor para perceber a falta de informação sobre este assunto que é tão importante para a preservação do nosso planeta. Através deste trabalho, temos o objetivo de esclareceralguns aspectos de como reciclar, do tipo de lixo que é possível reciclar, o processo de reciclagem e de alguns projetos governamentais que devem ser implantados em todo o país.

2 O QUE É RECICLAGEM
Reciclagem é o processo de transformação de materiais usados em novos produtos. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. É um termo que temsido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. (www.significados.com.br)

3 MATERIAS RECICLÁVEIS

3.1 PAPEL:
Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos emgeral.(www.natureba.com.br)
3.2 METAL:
Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),
latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate),
tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. (www.natureba.com.br)
3.2 PLÁSTICO:
Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene elimpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes. .(www.natureba.com.br)
3.3 VIDRO:
Podem ser inteiros ou quebrados.
Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. .(www.natureba.com.br)

4 MATERIAS NÃO RECICLÁVEIS

4.1 PAPEL:
Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papelhigiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados. (www.natureba.com.br)
4.2 METAL:
Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas. (www.natureba.com.br)

4.3 PLÁSTICO:
Cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma. (www.natureba.com.br)

4.4 VIDRO:
Espelhos, cristal, ampolas demedicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos. (www.natureba.com.br)

5 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

O tempo de decomposição dos materiais recicláveis e não recicláveis é bastante variável. O papel, por exemplo, se jogado no meio ambiente pode levar de 03 a 06 meses para se decompor. O chiclete que geralmente é jogado em qualquer lugar, em média seu tempo de decomposição é de 5 anos. Ovidro leva 1 milhão de anos para se decompor e o plástico é de tempo indeterminado. (www.portalsaofrancisco.com.br)

6 PROCESSO DE RECICLAGEM

O processo de reciclagem muda conforme o material.
Entre os metais, o alumínio é o que é mais reaproveitado e sua reciclagem consiste na retirada das impurezas (como areia, tinta, vernizes), para que seja levado a fundição em um forno especial assim setornando liquido novamente. Logo, são transformados em chapas para se tornar um novo produto.
O papel é cortado em tiras ao chegar à indústria de reciclagem é colocado em um tanque de agua quente e transformado em uma pasta de celulose. Na fase seguinte ele passa por um processo parecido com uma peneira, onde é separado a agua e as fibras. O material é seco, prensado por cilindros e alisados...
tracking img