Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

Na elaboração do presente trabalho buscarei uma forma de explicar como o professor deve fazer para que seu aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade buscando exemplificar com atividades a serem, realizadas em sala e aula.

DESENVOLVIMENTO

A relação professoraluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento.
Segundo Vygotsky não deve ser uma relação de imposição e sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. Deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
Assumindo o educador um papel fundamentalnesse processo. Por essa razão cabe ao professor considerar também, o que o aluno já sabe sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
Nessa perspectiva, não cabe analisar somente a relação professor aluno, mas também a relação aluno. Para vygotsky, a construção do conhecimento se dará coletivamente.
Assim conceituou o desenvolvimento intelectual de cada pessoa em doisníveis: um real e um potencial. O real é aquele que já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria porque já tem um conhecimento consolidado. O potencial é quando a criança ainda não aprendeu tal assunto, mas esta próximo de aprender, isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas.
Vai ser na distancia desses dois níveis que estará um dosprincipais conceitos Vygotsky as zonas de desenvolvimento proximal essa distancia é determinada através da solução independente de problemas, e o nível de potencial é determinado através da solução do problema com orientação de um adulto ou alguém mais capaz.
Ao educador, restitui seu papel fundamental na aprendizagem, afinal para o aluno construir novos conhecimentos precisa de alguemque os ajude, eles não farão sozinhos. Cabe ao professor ver seus alunos sob outra perspectiva, que favorece também a ação do outro na ZDP (zona de desenvolvimento proximal)que já se fazia presente no bom senso do professor quando este elaborava suas aulas.
Baseado nisso, dois autores Newman,Griffin & Cole,desenvolveram essa idéia. Para eles era através do diálogo do professor com o aluno que aZDP se desenvolve na sala de aula. Com um esquema I-F-R (iniciação-resposta-feedback),que o professor “dando pistas” para o aluno iniciava o processo, assim o aluno teria um resposta e o professor dava o feedbock a essa resposta.
Sua função é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende, mais se desenvolve mentalmente. Se elas próprias fazem de brincadeira um exercício de ser o que aindanão são, o professor que se contenta com o que elas já sabem é dispensável.
Segundo Piaget a aprendizagem do estudante sera significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objetivo de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas.
O modelo tradicional de intervenção dos professores consiste em explicar como resolveros problemas e dizer se esta certo ou errado. Isso esta contra a teoria psicológica genética de Piaget, que coloca a importância da observação do professor sobre o aluno. Para ver o momento de desenvolvimento que a criança esta vivendo , assim saber que a atividade cognitiva aquele aluno estará apto a investigar. O professor sera o incentivador, o encorajador para a iniciativa própria doestudante.
Coloca-se a espontaneidade da criança, com a concepção das respostas certas e sem o incentivo para a pesquisa pessoal o estudante acaba por ter sua atividade dirigida e canalizada. Essa ideia da espontaneidade do aluno muitas vezes é destorcida em sua interpretação. Se um professor deixar a criança sem planejar sua atividade, achando que essa aprendera sozinha, erradamente estará aplicando...
tracking img