Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, onde ocupa 22% do território nacional, o que representa cerca de dois milhões de km². A flora do Cerrado é riquíssima, poderíamos estimar a flora do bioma do cerrado como sendo constituída por cerca de 3.000 espécies, sendo 1.000 delas do estrato arbóreo-arbustivo e 2.000 do herbáceo-subarbustivo.
Ribeiro et al. (1983) caracterizama fisionomia de cerrado como um tipo de savana, mais ou menos densa, com uma cobertura herbácea contínua, e com um dossel descontinuo de formações arbóreas e arbustivas, de galhos retorcidos, cascas espessas e, em inúmeras espécies, grandes folhas coriáceas.
Segundo Eiten (1990), o Cerrado estende-se predominantemente pelo Brasil Central e inclui a parte Sul do Mato Grosso; os estados de Goiás,Tocantins e Mato Grosso do Sul; o Oeste da Bahia; o Oeste de Minas Gerais; e o Distrito Federal. Estende-se também para fora do Brasil Central em penínsulas: para o Norte, cobre o Sul do Maranhão e o Norte do Piauí; para o Oeste ocupa uma faixa em Rondônia; e para o Sul constitui uma serie de áreas disjuntas que cobrem um quinto do estado de São Paulo.
Coutinho (1990) destaca que a vegetação decerrado tem sua fenologia marcada pela sazonalidade das chuvas e é frequentemente queimada, tanto por fogo dito natural quanto provocado.
A morfologia da paisagem é marcada pela presença de grandes chapadas e encostas extensas de declive suave onde predominam latossolos (46%) e areias quartzosas (15%); são solos, em geral, de profundos ou muitos profundos, bastante permeáveis, de baixacapacidade de troca catiônica e com altos teores de ferro e de alumínio; além disso, apresentam teores de materiais amorfos. Essas áreas de chapada são entremeadas por trechos acidentados com solos de rasos ou muitos rasos, frequentemente cascalhentos e/ou muito encrostados. Esses solos, que pertencem aos grupos dos cambissolos e dos litólicos, não apresentam aptidão para agricultura, pois têm fatoresmuito limitantes como baixa fertilidade, baixa disponibilidade de água para culturas e elevada suscetibilidade à erosão.
O clima na região dos Cerrados é caracterizado pelo seu aspecto sazonal, com a ocorrência de duas estações bem definidas: seca e úmida. A região dos Cerrados contribui ainda para a formação das três maiores bacias hidrográfica da América do Sul e ocupa posição geográfica que secaracteriza pela riqueza dos recursos biológicos, visto que cerca de dois terços das espécies descritivas vivem nos trópicos (Dias, 1992).
O espaço geográfico ocupado pelo bioma Cerrado desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país. O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta “12%” sendo o Cerrado responsável pelo abastecimento de 78% da BaciaAmazônica, 48% da Bacia do Paraná/ Paraguai e 50% da Bacia do São Francisco. Estima-se que 95% da população brasileira (exceto dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá) dependem de energia elétrica gerada ao menos em parte com águas provenientes do Cerrado.
Diversidade da fauna em solos dos Cerrados.
A diversidade biológica pode ser definida como sendo a variedade e avariabilidade de organismos vivos e de sistemas ecológicos nos quais eles vivem, sendo produto da evolução.
A diversidade de ecossistemas é a variedade de habitats, de comunidades bióticas e de processos ecológicos. Assim, a diversidade biológica de uma determinada área é função dos diferentes processos de modificação das condições ambientais, ocorridos ao longo do tempo considerado em escala geológica.Essas modificações induzem processos de evolução dos organismos existentes nessa área. Ou seja, a evolução é resultante de processos de adaptação ás condições ambientais que, quanto mais diversas são, maior diversidade de espécies induzem.
O Cerrado apresenta grande variedade em espécies em todos os ambientes, que dispõem de muitos recursos ecológicos, abrigando comunidades de animais com...
tracking img