O papel do setor de recursos humanos no treinamento empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Dentro das Organizações Empresariais o setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental que é o de selecionar, contratar, treinar, remunerar e melhorar as pessoas que trabalham dentro da empresa.
O presente trabalho tem como o tema principal o treinamento dentro de empresas, que visam na qualificação do funcionário para que esse possa melhor exercer a função para a qual lhefoi atribuída.
Cabe ao setor de Recursos Humanos promoverem os treinamentos necessários aos seus funcionários, variando de acordo com a necessidade da organização.
A função do processo de treinamento é assimilar cultura em um curto período de tempo. E o trabalho em questão demonstra quais os tipos de treinamento e qual a melhor forma de aplicação de acordo com as situações de necessidade.O Primeiro Capítulo que define e conceitua Recursos Humanos da melhor maneira possível, citando todos os tópicos que incluem o tema, sendo eles os Processos de Agregar Pessoas, o Recrutamento de Pessoas, Seleção, Aplicar Pessoas, Recompensar Pessoas, a Remuneração, os Benefícios e Serviços, o Processo de Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas.
O problema central do trabalho é tratado noSegundo Capítulo refere-se ao Treinamento, sua função, e como funciona o processo de treinamento, incluindo suas fases, quando deve ser aplicado dentro da empresa e o por que. A quem deve ser direcionado e trás as melhorias decorrentes do treinamento.
O Terceiro Capítulo cita a metodologia do trabalho, o modo como ele foi confeccionado e o tipo de material para pesquisa utilizado.
OTerceiro Capítulo é um trabalho de campo, realizado na empresa Ramon Equipamentos, sobre Treinamento, verificando como é aplicado o para a melhoria do desempenho profissional e produtivo.


1. OBJETIVOS


Geral:
Uma análise sobre Recursos Humanos e da Gestão de Treinamento na Teoria e na prática pela empresa em questão.

Específicos:
- Revisão teórica sobre o tema;
- Propormelhorias para a realização da capacitação do empregador;
- Propor formas de Treinamento;
- Analisar como é feito o trabalho de RH dentro da Empresa Ramon Equipamentos;






















2. RECURSOS HUMANOS


2.1 CONCEITOS DE RECURSOS HUMANOS


Recursos Humanos, mais conhecido como RH, é um setor da empresa, responsável pela contratação, desenvolvimento eorganização de pessoas. O RH desenvolve uma política de estratégia e organização de uma empresa. Pode ser considerado o setor mais importante dentro da empresa, pois cuida das relações pessoais, que basicamente é o instrumento que faz a organização funcionar, caminhar.
Segundo Chiavenato (2008, pg. 02) conceituam-se Recursos Humanos da seguinte forma:


O TERMO RH OU GESTÃO DEPESSOAS PODE ASSUMIR TRÊS SIGNIFICADOS DIFERENTES:


1. RH como função ou departamento. Aqui o RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc.
2. RH como um conjunto de práticas derecursos humanos. Aqui RH refere-se ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, comunicação, higiene e segurança do trabalho.
3. RH como profissão. Aqui o RH refere-se aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores,administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho etc. (CHIAVENATO 2008, p. 02)




Ainda segundo o autor, se observa que o trabalho de Gestão de Pessoas é algo que pode ser eventual, no sentido de dar certo ou não, pois é dependente de outros aspectos externos a própria organização, que podem ser a política da empresa, a estrutura, a organização etc....
tracking img