Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx
Karl Marx nasceu em 1818 no extinto reino da Prussia e pode observar de perto as desigualdades causadas pela Revolução Industrial pois por um longo período morou na Inglaterra como tambémna França podendo assim analisar os dois momentos mais importantes do século XIX com maior proximidade.
Marx analisa as desigualdades como conseqüência do modelo econômico que cada vez mais ganhavaforças, principalmente após as revoluções: o Capitalismo. Ele busca demonstrar como a economia tem fortes influencias sobre a vida social e como este sistema em especifico gera a divisão de classesobservada principalmente após a Revolução Industrial.
A partir destas constatações Marx delineou um novo sistema que suplantaria o Capitalismo: o Comunismo.
“O autor delineou uma progressão por etapashistóricas e , com inicio nas sociedades comunistas dos caçadores – recoletores, passando pelos sistemas esclavagistas antigos e pelos sistemas feudais baseados na distinção entre senhores das terrase servos. A emergência de comerciantes e artesãos marcou o inicio de uma classe comercial ou capitalista que acabou por substituir a nobreza fundiária. De acordo com esta perspectiva da história, Marxdefendeu que tal como os capitalistas se haviam unido para derrubar a ordem feudal, também os capitalistas seriam suplantados e uma nova ordem instalada.
Marx acreditava na inevitabilidade de umarevolução da classe trabalhadora que derrubaria o sistema capitalista e abriria portas a uma nova sociedade onde não existissem classes – sem grandes divisões entre ricos e pobres.”(Giddens, Sociologiap12/13)
Émile Durkheim
Émile Durkheim nasceu na França em 1858 e sua obra teve impacto muito mais duradouro do que seu compatriota Comte; Durkheim se baseou em seu predecessor (Comte) mas nãoacreditou na realização do pensamento dele com sucesso – dar a Sociologia uma caráter cientifico.
Sua obra tem como principio básico estudar a sociologia da mesma maneira que as ciências naturais para...
tracking img