Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES

01. Como dissemos antes, a escrita pode ser uma atividade muito útil. Redizer, por escrito, as informações que coletamos é um bom modo de consolidar nosso conhecimento. Fazemos,então, duas propostas:


a) Faça um resumo das principais idéias sobre a variação lingüísticas tratadas nesta aula.
R: A língua (seja ela qual for) tem um padrão a ser seguido (Gramática) geralmentena língua escrita. As mudanças que ocorrem, sejam elas por qualquer motivo, são chamadas de variações lingüísticas.
As variações da língua falada são aceitas, pois cada lugar tem um modo de sefalar, se comunicar.
Essas variações decorrem de três fatores principais: CULTURA, POSIÇÃO GEOGRÁFICA, GRUPO SOCIAL, que podem ser chamadas, respectivamente, de variações culturais/histórias, variaçõesgeográficas e variações sociais.
As variações não acontecem apenas no vocabulário, ocorre também, nas normas gramaticais e no sotaque, modo que as pessoas pronunciam a palavras.

b) Em seguida,escolha um tópico deste capitulo que mais chamou sua atenção e prepare um texto breve sobre ele, para informar as pessoas sobre um aspecto básico das línguas e contribuir, com isso, para os preconceitosque ainda existem seja desfeito.
R: ‘O certo e o errado da língua’, na verdade na língua escrita existe um padrão (norma culta) a ser seguido, a gramática sendo dito como o certo da língua escrita.Já a língua falada em meu modo de ver, não existe jeito certo ou errado, pois cada lugar tem uma cultura e seu modo de se comunicar, a tentativa de padronizar a língua falada, não é uma boa coisa temque ser moderado, respeitar a tradição gramatical, e estar sempre com a mente aberta a novidades, para novos conceitos. A língua sempre se transforma, ela evolui, é impossível engessar qualquerlíngua.


02. (Unicamp – adap.) Maestro Julio Menaglia na carta abaixo:
MASSA
Pô, Erundina, massa! Agora que o maneiro Cazuza virou nome num pedaço aqui no Sampa, quem sabe tu te anima e acha por...
tracking img