Indiciplicina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina gestão integrada em orientação e supervisão educacional
Professora roseli gomes de freitas toledo
Tema-indiciplina escolar- uma visão educacional

Resumo

Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão.

Nesse sentido, o primeiro passo aser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é partir daí que se conhece os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada.

Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o social, além de muitos outros.

As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem servistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.

Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente àsala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.

Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola.

Alémdisso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.

A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversosoutros foram ignorados.
Introdução
Desde os primórdios históricos da organização escolar, constatamos a marcante presença de um autoritarismo por parte dos docentes, seja explícito ou implícito, e deste ponto dinamizou-se as preocupações, incertezas e dúvidas da ação professor/aluno e o fator indisciplina.
Analisado diversos olhares, para Rocha (1996, p.338), “indisciplina é afalta de disciplina, que significa regime de ordem, imposta ou livremente consentida, a ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização”. Enquanto o dicionário Aurélio aborda o termo como indisciplina é sinônimo de desobediência, desordem, rebelião.
Dos aspectos teóricos, resgatamos alguns pareceres da comunidade escolar, sendo a indisciplina como algo que atormenta odesenvolvimento das aulas, é a falta de respeito e responsabilidade, é a transgressão das regras.
Abordamos na sequência importantes aspectos acerca do desenvolvimento disciplinar em distintas vertentes consideráveis.





1.INDISCIPLINA : A QUESTÃO FAMILIAR E SOCIAL

Um aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem motivar a indisciplinaescolar. Assim concluímos que o lar desestruturado em que os pais não se respeitam pode fazer com que os alunos reproduzam essa falta de respeito na escola.
Podemos dividir as causas para a indisciplina escolar em três que são:
· a desestruturação familiar;
· falta de imposição de limites;
· influências negativas da mídia e da sociedade.
A desestruturaçãofamiliar decorre muito mais da falta de atenção, diálogo e afeto, do que da estruturação familiar considerada padrão: pai, mãe e filho. Na maioria das famílias muitas pessoas moram na mesma casa e sequer formam uma família, pois não tem diálogo,nem afeto entre elas.
A falta de limites é gritante em nossa sociedade. As famílias estão deixando de proporcionar às crianças e aos adolescentes o...
tracking img