Leitura nos textos escritos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE TEXTOS, EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA CONCEPÇÃO DE LEITURA.



Leidiana Silva Costa
Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Abaetetuba.
dyanacosta@yahoo.com
Orientadora:

Resumo: Este trabalho objetiva analisar um livro didático de língua portuguesa, do 7º ano do ensino fundamental, contando com subsídios teóricospertinentes. É imprescindível que os profissionais que lidam com a língua portuguesa não só conheçam o material empregado, como também saibam administrar tanto os pontos positivos dele quanto os negativos, caso existam. A análise do livro didático de língua portuguesa envolve dados referentes à sua metodologia de proposta dos exercícios utilizados. Dessa forma, tem-se o propósito de avaliar acorrelação entre as propostas dos autores e a consecução delas observada no livro didático, procurando determinar alguns pontos relevantes.

Palavras-chave: Leitura, livro didático, exercícios, ensino.




INTRODUÇÃO

“Na constatação de que a leitura tem se demonstrado com tamanha complexidade diante sua tarefa no contexto escolar. Apesar de diversos estudos e pesquisas que têm sidodesenvolvidos já a um longo tempo, com propósito de desvendar e/ ou explicar os “segredos da leitura”,ou seja, a capacidade que a leitura tem de transformação mediante ao ensino- aprendizagem. Tornado-se, inegável a ideia de que, ainda assim, existe um fracasso generalizado com relação ao ensino de leitura e escrita nas escolas. Por isso, torna-se de suma urgência que todos os professores entendam que aleitura deve significar uma possibilidade real da inserção dos alunos no mundo da informação, para um efetivo exercício da cidadania. Cabendo assim, ainda mais a responsabilidade maior de professores de língua portuguesa devendo assumir o papel da busca de diversos instrumentos que possibilite o aluno e/ou leitor a tentar conquistar seu espaço na sociedade como pessoas reflexivas, conscientes deseus direitos e deveres como cidadãos perante o mundo que os cercam e, assim temos como exemplo de um meio que tem bastante poder de influência sobre esse processo, que são os diversos gêneros textuais, que podem também caracterizar outros tipos de textos correspondentes a outras áreas que compõem outras áreas de conhecimentos escolar ( podendo ocorrer a interdisciplinaridade) e os gêneros quecirculam fora do ambiente escolar podem ser complementares no processo de ensino (...),( MATTA, 2009, p. 70).
Para tanto, suscita a necessidade de questionar, o que é ler? Partindo do ponto de vista etimológico, de que o texto significa tecido, e ler se origina de legei cujo sentido é ato de colher, recolher, de juntar, então “o leitor é aquele que colhe, no tecido, os fios que, tecidos, vãoconstituir suas histórias de leitura” (GURGEL, 1999:209).
Enfim, a necessidade de saber de fato, o que leitura? Devido ao fato de que, em meio ao contexto educacional, muitos educadores ainda demonstram dúvidas acerca de quais conteúdos são mais relevantes, e/ou quais atividades são mais significativas para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Muitas vezes, tais profissionaispercebem a existência de alguma falha, mas não conseguem solucionar adequadamente problemas de aprendizagem no que consiste à leitura. Questões estas que precisam ser repensadas em relação ás concepções de leitura as quais nem sempre, são bem entendidas e conseguentemente, são mal aplicadas nas aulas de português, por fim acarretando cada vez mais o papel do professor por ser o “principal detentorde conhecimentos”.
Os livros didáticos, por sua vez, servem de apoio e diretrizes para que os educadores possam estabelecer um trabalho eficiente ou não, junto aos seus educandos. Enfatiza-se a importância em se estudar o livro a ser proposto aos educandos previamente, e assim, perceber se o mesmo encontra-se em concordância com as orientações curriculares para a série trabalhada; ou como o...
tracking img