Psicologia da gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA DA GESTALT

Primeiramente, cabe esclarecer a diferença entre a Psicologia da Gestalt e a Gestalt-Terapia.
A psicologia da Gestalt é uma teoria que se baseia na percepção e não envolve conteúdos terapêuticos. Ela foi sendo desenvolvida a partir dos estudos que buscavam compreender os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, que é nada mais nada menos do que a percepçãode um estímulo físico diferentemente do que ele é na realidade. Esses estudos foram vinculados à percepção interna não funcional determinante dos transtornos psicológicos e aplicados terapeuticamente na Gestalt-terapia.
A Psicologia da Gestalt é uma reação à tendência associacionista e estruturalista que baseava sua análise da experiência em elementos fragmentários. Ela pressupõe que ocomportamento não é determinado pelos elementos individuais, mas pelos processos parciais que compõem a natureza intrínseca do todo. Sendo, portanto, o objetivo da Psicologia da Gestalt determinar a natureza desse todo para atingir uma compreensão mais profunda e precisa do que é essencial. Isso marcou um avanço em relação a simples coleta sistemática de dados e enfocando no que é vívido e real nos fenômenoscotidianos.
Em 1910 Max Wertheimer estava de férias viajando num trem de Viena para a Renânia, olhou para um sinal ferroviário que continha duas lâmpadas, uma lâmpada se acendia e pouco depois se apagava, mas as pessoas que olhavam para o arranjo, inclusive o próprio Wertheimer, viam apenas uma luz que ia continuamente no espaço entre as duas lâmpadas, para um lado e a seguir para o outro.Estava sendo observado o que viria a ser chamado de movimento fi.
Excitado com a experiência vivenciada, Wertheimer entrou em contato com Wolfgang Köhler, do Instituto de Psicologia da Academia Comercial, em Frankfurt, que, além de providenciar um espaço na Academia para a realização dos experimentos, passou a ser seu auxiliar, mais tarde tornaram-se auxiliares também Koffka e sua esposa MiraKlein-Koffka.
Em 1912 Wertheimer publicou um artigo que buscava explicar o movimento fi, apresentando o conceito de Gestalt que se trata de um processo total e contínuo. Os perceptos de objetos individuais eram chamados de Gestalten e o percepto do relacionamento entre os diversos objetos individuais percebidos era uma Gestalt.
Koffka empreendeu importantes estudos com símios que ajudaram a compreensãodo aprendizado por meio do insight, que trazia um grande diferencial em relação às teorias behavioristas vigentes, a elaboração da solução antes de ter vivenciado concretamente a solução, ou seja, através de abstrações e generalizações.
Em 1933, este grupo recebeu um quarto componente que trouxe grandes colaborações. Kurt Lewin foi o pioneiro trabalho de liderança democrática e autoritária e seuefeito sobre os membros de um grupo, introduziu a Teoria do Campo em psicologia, realizou pesquisas em técnicas de decisão em grupo, em particular o comportamento de compra de alimentos. Lewin foi o responsável por aplicar a Psicologia da Gestalt à situações do mundo real

A Psicologia da Gestalt, influenciada pela fenomenologia, tem a ver com a investigação concreta, não sendo apenas umresultado, mas um dispositivo, não sendo apenas uma teoria sobre os resultados, mas um meio para novas descobertas. Ela não é meramente uma proposta para um ou mais problemas, mas uma tentativa de ver a realidade ocorrendo também na ciência. Os problemas não podem ser resolvidos simplesmente através da listagem de possibilidades de sistematização, classificação e organização, mas pela busca decompreensão da natureza concreta das coisas, ou seja, o que é realmente dado pela natureza.

Ao tratar de Psicologia da Gestalt dentro de Gestalt-Terapia buscaremos compreender um pouco as bases da própria Gestalt-Terapia. É sabido que a Psicologia da Gestalt guarda suas diferenças em relação à GT, mas, forneceu contribuições importantes como os conceitos de pregnância, fechamento, semelhança,...
tracking img