Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fases Da Experiência De Hawthorne

1ª Fase da experiência de Hawthorne: Foram escolhidos dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo trabalho nas mesmas condições: umgrupo de observação que trabalhava sob a intensidade de luz variável e o grupo de controle que tinha uma intensidade constante, com o objetivo de conhecer o efefeito dailuminação sobre o rendimento dos operários.
Conclusão: Verificaram que os operários reagiam de acordo com a iluminação, ou seja, quanto mais a luz aumentava , mais eles produziam, e ocontrario quando diminuía, ficando comprovado a predominância do fator psicológico sobre o fator fisiológico.

2ª Fase da experiência de Hawthorne: foi criado um grupo deobservação formado por seis mulheres. A sala de provas era separada do departamento onde ficava o grupo de controle (separada por uma madeira). A produção foi o índice de comparaçãoentre o grupo experimental (sujeito a mudanças nas condições de trabalho) e o grupo de controle (trabalho em condições constantes). O grupo experimental tinha um supervisor, comono grupo de controle, além de um observador que permanecia na sala e observava o trabalho. As moças foram convidadas para participar da pesquisa e esclarecidas quanto aos seusobjetivos de determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho, como, períodos de descanso, lanches e etc. Eram informadas a respeito das modificações para suaaprovação. A pesquisa foi dividida em doze períodos, para observar sua produção.
A Produção aumentou seguidamente de um período para o outro, um ano após o início da experiência ospesquisadores perceberam que os resultados eram estranhos. Havia um fator psicológico da experiência anterior sobre iluminação. A experiência trouxe as seguintes conclusões:
tracking img