Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Dhienifer Estefani Pereira
Milena Queiroz Dourado
Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Brasil
____________________________________________________________________
RESUMO
Com base a uma entrevista com uma Psicóloga Organizacional, este artigo tem como objetivo relatar o trabalho de uma psicóloga organizacional, mostrando seu campo de atuação, qual aimportância de sua função e técnicas utilizadas nesta área. Discutindo também o valor da Psicologia para a sociedade.
Palavras Chave: Psicologia Organizacional, função e importância.
____________________________________________________________________
A formação e atuação do psicólogo na realidade brasileira tem sido objeto de constante estudo. Essas investigações cresceram em quantidade na medidaem que um maior número de psicólogos foi colocados no mercado de trabalho, muitas vezes denunciando um desajuste na situação de exercícios das atividades profissionais (Zanelli, José Carlos, 2002).
A psicologia no Brasil tem 50 anos de atuação e a psicologia nas organizações passou por uma transformação considerável nestes últimos 15 a 20 anos, esta área da psicologia se tornou importanteatravés do momento em que os problemas dos trabalhadores começaram a interferir na produtividade e na qualidade dos serviços, levando em consideração que onde houver pessoas é de grande importância à presença de um psicólogo.
A partir de então o psicólogo organizacional começou a atuar no setor de recursos humanos e gestão de pessoas exercendo as funções de recrutamento, seleção, treinamento,socialização e distribuição das pessoas nas funções, sendo seu maior objetivo o desenvolvimento de pessoas, fazendo com que o trabalhador se adapte ao trabalho. Assim a Psicologia contribuiu para a especialização do comportamento humano a partir do desempenho humano no trabalho.
MÉTODO
A concepção de coleta e analise de dados desta pesquisa fundamentam-se de uma entrevista realizada com uma PsicólogaOrganizacional de uma empresa multinacional.
Quando questionada por qual foi seu motivo de escolha da profissão a entrevistada relatou que foi sua segunda opção de curso, por indisponibilidade da primeira, mas não se arrepende da escolha, pois tinha um desejo pela área por ter vontade de ajudar as pessoas de alguma forma, ajuda-las a resolver seus problemas através da terapia. Mas reconhece que suaconcepção sobre a Psicologia mudou totalmente depois que conheceu a profundidade da disciplina.
Sua escolha para a área organizacional foi por ter se identificado mais nessa área em seu estágio durante o curso, pois se diz encantada pela área, por ter tido mais contado com ela, principalmente na área de seleção de pessoas.
O papel de um psicólogo organizacional é acompanhar as pessoas em seu localde trabalho. Ele precisa conhecer todas as atividades da Área de Recursos Humanos da empresa, estabelecendo uma relação de confiança e respeito, a fim de conquistar a todos.
O Psicólogo organizacional que atuar na área de Recursos Humanos, como gestor de pessoas, tem como função:
-O recrutamento que é identifica os candidatos e o gerente de área escolhe quem fará parte de seu time de trabalho.O psicólogo orienta os gerentes em suas dificuldades e dúvidas, de forma a garantir que o perfil profissional seja o mais indicado para determinada função e esteja relacionado aos objetivos e política da empresa e à cultura da qualidade.
- O treinamento, desenvolvendo uma série de treinamentos, que são programados a partir do levantamento de necessidades da empresa. Consideram os treinamentoscomo educação, auxiliando na mudança de hábitos e na transmissão de conhecimentos e valores. Como meios de levantamento de necessidades, utilizam a administração de desempenho; as reclamações e sugestões de clientes internos e externos; o número de acidentes do trabalho; as solicitações das gerências para sanar alguma dificuldade em seu setor de trabalho.
As técnicas usadas pelos psicólogos...
tracking img