Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regimes Próprios de Previdência Social



Observações introdutórias

Toda a estrutura previdenciária existe como integrante de uma estrutura maior, que é a chamada seguridade social, previstano Capítulo II do Título VI da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Tal capítulo, tranquilamente podemos dizer, fora construído pelo legislador constituinte com o fim deinstrumentalizar o atendimento aos ditames dos artigos 6º e 7º da mesma norma. Desta feita, enquadra-se o direito à seguridade social e, especificamente à previdência social, como um direitofundamental social do indivíduo.

E, como o legislador constituinte de 1988 optou pela elaboração de um texto analítico, no próprio corpo da norma maior foram elencadas as características elementares dosistema de seguridade social.

Nesse contexto, verifica-se que a seguridade social se sustenta sobre o tripé saúde, assistência social e previdência social, cada qual com suas característicase preceitos norteadores específicos.

Ao presente trabalho interessa apenas a análise do terceiro dos elementos componentes da seguridade social, a chamada previdência social ou segurosocial.

Aliás, já neste momento se faz importante a distinção entre os conceitos seguridade social e seguro social. Isso porque seguridade social é o gênero, enquanto seguro social ou previdênciasocial é espécie, compreendendo, de forma simplificada, a relação de seguro¸ a priori público, que garante aos indivíduos que a integram o acesso a determinados benefícios ou vantagens pecuniáriaspagos pelo Estado em determinados momentos de necessidade, chamados fatos geradores dos benefícios, a dizer: velhice, doença, prisão, morte dentre outros.

Pois bem, esclarecida essa premissa,qual seja, a de que seguridade e previdência social são conceitos distintos e que a segunda representa apenas uma das áreas de atuação da primeira, podemos passar à análise da previdência social em si....
tracking img