Caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Helen de Souza Vieira

CASO CLINÍCO: J.M.V


CASO CLINÍCO: J.M.V

Trabalho apresentado à Disciplina de Trabalho de Saúde do Adulto e do Idoso, do Curso de Enfermagem, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade São Francisco, sob orientação da Professora Grazielle Bertolini como requisito para aprovação.

Bragança Paulista
2012
1.0INTRODUÇÃO

Hipertensão arterial sistêmica é uma doença cardiovascular que apresenta diversos fatores desencadeantes que ao longo do tempo acomete a saúde do individuo.
Sarturi, et.al.(2009) afirmam que a hipertensão arterial sistêmica é responsável por 40% da mortalidade no Brasi, sendo que 60%estão divididos entre outros fatores de risco para mortel, com o aumento da pressão arterial da população,conseqüentemente aumenta o risco de morte por AVC, IC e Cardiopatia isquêmica.
Estratégias bem elaboradas pelos programas de saúde direcionados a população brasileira são de extrema importância para garantir um Brasil com jovens, adultos e idosos com melhores qualidades de vida.
A hipertensão arterial está associada a altos índices de morbimortalidade e constitui um dos grandes problemas desaúde pública no mundo, dada a sua alta prevalência. (COSTA, 2007).
Diversos são os fatores que levam o brasileiro a desenvolverem hipertensão arterial entre eles podemos citar: hábitos alimentares, ingestão de álcool, sedenteraismo entre outros.
Costa; Machado (2007) enfatizam que as alterações dos valores da pressão arterial são proveniente da herança genética e causas ambientais, porém osfatores ambientais diferem se mais nos indivíduos suscetíveis, devido ao meio que vivem, estresse, hábitos , estilo de vida, assim como a ingestão excessiva de sal.
Sabemos que os alimentos escolhidos para nos alimentarmos influenciará diretamente na nossa saúde tanto no presente como no futuro, porém apesar de toda informação passada por meios de comunicação, campanhas do ministério da saúde eorientações isoladas recebidas de profissionais da saúde não garantem ao ser humano consciência o suficiente para diminuir os altos índices de doenças cardiovasculares que nosso país apresenta.
Um dos desafios na prevenção e tratamento da hipertensão arterial é aumentar a sua detecção, a qual se inicia com a apropriada aferição da pressão arterial. (CONCEIÇÃO, ET.al.(2006).
Quando se fala de prevenção deHipertensão arterial torna se essencial descrever a importância da Enfermeira, pois sabemos que este profissional desempenha um papel primordial no acompanhamento de pacientes hipertensos.
A consulta de enfermagem permite fazer o acompanhamento das mudanças no estilo de vida, bem como reforçar as orientações para o autocuidado, utilizando o Processo de Enfermagem. (MANZINI; SIMONETTI,2009).Devemos considerar do conteúdo abordado que fica evidente que o tratamento para hipertensão arterial após o diagnóstico é para a vida toda. Mudanças de hábitos, estilo de vida, redução de peso, extinguir fatores de risco são medidas cabíveis para pacientes hipertensos que desejam qualidade de vida.
Logo, através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa associado a um estudo de caso comindividuo fictício, porém baseado em sinais e sintomas reais quando se aborda um paciente em fase de diagnóstico de hipertensão , pretende-se adquirir o conhecimento permitindo que o mesmo sirva de ferramenta para aprendizado acadêmico e conseqüente resolução do estudo de caso solicitado.

CASO CLINICO
IDENTIFICAÇÃO
J.V.M.; Idade: 45 anos; Sexo: masculino Profissão: motorista; Estado civil:desquitado e casado pela segunda vez; Raça: negra; Residência: Aldeia dos índios; Bairro Feitosa.
HDA
Paciente rastreado como suspeito de ser hipertenso durante a visita do agente comunitário de saúde; embora fosse totalmente assintomático, foi agendado para uma consulta de enfermagem.
Na consulta, informou que, eventualmente, sentia um pouco de tontura, mas não valorizava este fato já que também...
tracking img