Caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Clínico: Clarinha
Diagnóstico: Anorexia
A anorexia e bulimia nervosas são distúrbios da conduta alimentar caracterizados por abstenção voluntária de alimentos e pela ingestão compulsiva, seguida de métodos purgativos, respectivamente. Essas duas patologias estão intimamente relacionadas por apresentarem sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso,distorção da imagem corporal e um medo patológico de engordar. Geralmente, o perfil dos pacientes portadores de transtornos alimentares é: adolescentes do sexo feminino, raça branca, e alto nível sócio econômico cultural. Quanto à etiopatogênia, não há uma única etiologia responsável pela anorexia nervosa. Acredita-se no modelo multifatorial, com contribuição de fatores biológicos, genéticos,psicológicos, socioculturais e familiares.
A anorexia nervosa é caracterizada pela perda de peso à custa de dieta extremamente restrita, a busca desenfreada pela magreza, distorção da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual. São ditos fatores de predisposição: sexo feminino, história familiar de transtorno alimentar, baixa auto-estima, perfeccionismo, dificuldade em expressar emoções.Discussão do caso clínico
Ao chegar no consultório amparada pela tia, foi falado que Clarinha havia tido uma crise dissociativa onde foi feito uso de medicamentos para conter o mesmo. Esses transtornos dissociativos correspondem a quadros clínicos em que existe uma perda parcial ou completa nas funções habitualmente integradas de memória, consciência, identidade, e nas sensações e controle dosmovimentos corporais. A etiologia presumida para esse quadro é psicogênica, ou seja, não existiriam causas orgânicas subjacentes. São quadros que fazem parte do cotidiano não só dos psiquiatras e psicólogos, mas também dos clínicos (e médicos em geral).
Clarinha sofre de pânico como descreveu seus familiares, algumas vezes não consegue ir para a escola devido ao ataque de ansiedade. Esse transtornode ansiedade é caracterizado por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais. A palavra ansiedade tem a mesma raiz de angústia – está no centro do sofrimento existencial. Esse estado emocional acompanha as pessoas ao longo da história. E é retratado intensamente na literatura e filosofia. Só que atualmente as condições que geram a angústia são maiores.
Assim, Guattari manifesta quepara buscar a convivência em harmonia com a nossa fonte de recursos limitados (a natureza, o planeta, o universo), primeiramente, devemos canalizar a mente para uma busca de objetivos mais elevados, logo, podendo trabalhar na reconstrução das relações humanas, desde os níveis mais esquecidos até os mais comentados, fazendo com que possamos ter um equilíbrio entre o nosso mental e social.
De acordocom os dados de que dispomos, fornecidos pela família de Clarinha e obtidos pelas questões que pudemos formular a ambos, podemos afirmar que se trata de um caso de Desordem de Ansiedade, que inicialmente terá surgido com um quadro de Ansiedade à Separação, progredindo e convertendo-se numa desordem de Ansiedade mais generalizada.
De acordo com Papalia, Olds & Feldman, (2001), a Ansiedade deSeparação envolve ansiedade excessiva e prolongada em relação à separação de casa ou de pessoas a quem a criança está vinculada. É de salientar ainda que, esta desordem afeta cerca de 4% das crianças e jovens adolescentes, podendo mesmo persistir durante os seus estudos superiores, quando não é realizada uma intervenção adequada. De acordo com a American Psychiatric Association (1994), cit. porPapalia, Olds & Feldman, (2001), estas crianças provêm freqüentemente de famílias muito fechadas e protetoras, podendo desenvolver a desordem após a morte de um animal de estimação, uma doença uma transição para a escola, morte de algum parente ou separação dos pais.
O ser humano é por definição alguém que antecipa prejuízo, sofrimento, mas sem plenos poderes para impedir que isso aconteça....
tracking img