Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme "As bruxas de Salem"
Recentemente revi o filme "As bruxas de Salem - The Crucible", de 1996 durante uma reunião para discutirmos a respeito de histeria coletiva. Acho que o filmetem muitos outros aspectos além desse, e por isso quis escrever sobre ele.
A história se baseia em fatos reais, ocorridos na vila de Salem, em Massachussets, em 1692. Tudo começa quando uma empregadanegra faz rituais de vudu nos quais várias meninas da aldeia se envolvem, e são descobertas e acusadas de bruxaria. Quase 20 pessoas foram condenadas à morte por envolvimento com feitiçaria após ogrupo começar a fazer acusações de envolvimento com o demônio contra outras pessoas. É um filme tenso, a sensação final é de tristeza e de questionamento a respeito do porque há perda da razãocompartilhada por tantas pessoas e que geram consequências tão terríveis.
1. Histeria coletiva: refere-se a um adoecimento ou comportamento estranho que é coletivo e sem causa aparente. Em geral há sintomassomáticos, como náusea, tontura, palidez, dispnéia, etc. No filme, a histeria coletiva é utilizada por pessoas da vila para realizar seus intentos, como eliminar a esposa do amante e conseguirvisibilidade e poder  (Abigail WIlliams), para vingança e até para conseguir descartar os vizinhos para aumentar seu quinhão de terra (Mr. Putnam).
2. Justiça: ao longo do filme são realizados váriosjulgamentos e percebe-se a manipulação que os advogados, e mesmo o juiz, fazem sobre as testemunhas e acusados, de acordo com a própria opinião. Ao negar que seja uma bruxa, o procurador pergunta como épossível que a acusada faça essa negação se ela nunca viu antes uma bruxa e não sabe como ela seja... É o paroxismo da argumentação que não permite saída possível. O governo de Massachussets se desculpouoficialmente e considerou os acusados inocentes em 2001, 300 anos após o julgamento.
3. John Proctor: é um dos personagens principais, interpretado por Daniel Day-Lewis de forma brilhante. Ele é um...
tracking img