Olleo e lubrificantes

2364 palavras 10 páginas
REGINALDO DA VIEIRA
JOSÉ CARLOS IWAYA
EVANDRO LUI PORTO
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Joinville - SC
2011
CONCEITO E OBJETIVOS DA LUBRIFICAÇÃO

A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfícies sólidas.
Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfícies sólidas fazem com que o atrito sólido seja substituído pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfície sólida e um fluido. Nessas condições, o desgaste entre as superfícies será bastante reduzido. Além dessa redução do atrito, outros objetivos são alcançados com a lubri-ficação, se a substância lubrificante for selecionada corretamente:

menor dissipação de energia na forma de calor;

redução da temperatura, pois o lubrificante também refrigera;

redução da corrosão; redução de vibrações e ruídos; redução do desgaste.

1.1 Lubrificantes

Os lubrificantes podem ser gasosos como o ar; líquidos como os óleos em geral; semi-sólidos como as graxas e sólidos como a grafita, o talco, a mica etc. Contudo, os lubrificantes mais práticos e de uso diário são os líquidos e os semi-sólidos, isto é, os óleos e as graxas
CLASSIFICAÇÃO DOS ÓLEOS QUANTO À ORIGEM

Quanto à origem, os óleos podem ser classificados em quatro categorias: óleos minerais, óleos vegetais, óleos animais e óleos sintéticos
 Óleos minerais- São substâncias obtidas a partir do petróleo e, de acordo com sua estrutura molecular, são classificadas em óleos parafínicos ou óleos naftênicos.
 Óleos vegetais- São extraídos de sementes: soja, girassol, milho, algodão, arroz, mamona, oiticica, babaçu etc.
 Óleos animais- São extraídos de animais como a baleia, o cachalote, o bacalhau, a capivara etc.
 Óleos sintéticos- São produzidos em

Relacionados

  • Asfaltenos
    772 palavras | 4 páginas
  • processos de fabricação
    1190 palavras | 5 páginas