Carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os carboidratos são componentes essenciais de todos os organismos vivos, portanto, as moléculas biológicas mais abundantes. O nome carboidrato, que significa “hidrato de carbono”, resulta da sua composição química: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Os carboidratos dividem-se em monossacarídeos (mais simples) e polissacarídeos (maiores e frutos de condensação). Nesta pesquisanos aprofundaremos no polissacarídeo amido. O amido é uma mistura de dois tipos de polissacarídeos – um polímero de glicose de cadeia não ramificada chamado de amilose e um polímero extremamente ramificado chamado de amilopectina. O amido é o carboidrato mais ingerido pelo homem, sendo considerado como base da dieta humana. É encontrado em grande quantidade em batatas, vegetais e cereais como, porexemplo em centeio, no milho e no trigo.

2. OBJETIVO

Aprofundar os estudos sobre carboidratos, já iniciados em aulas teóricas, além de aprender uma metodologia para detectar a presença de amido em algumas matérias primas.

3. MATERIAL E MÉTODOS

a) Material de Laboratório:
- 14 Tubos de ensaio;
- Água destilada;
- Iodo, solução 2% (Figura 1);
- 1 Conta gotas (Figura 2);- 1 Faca de cozinha;
- 1 Espátula metálica;
- 1 “Prancha” plástica;
- 1 Bequer;
- 1 Ralador;
- 1 Placa petri.
 
Figura 1. Solução de iodo.

Figura 2. Conta gotas.


b) Outros Materiais:
- Batata;
- Banana madura;
- Pão integral;
- Maçã;
- Aveia;
- Leite de vaca líquido.

c) Metodologia:
c1) Alimento líquido:
- Leite de vaca: Colocar leite em 1/3 do tubode ensaio, acrescentar uma gota de solução de iodo, agitar fortemente, observar se houve alteração na cor do leite, anotar na tabela de resultados.
- Leite de vaca com aveia: Colocar leite em 1/3 do tubo de ensaio, acrescentar uma pequena quantidade de aveia (ponta de espátula), agitar fortemente, verificar se houve alteração na cor do leite e da aveia, anotar na tabela de resultados,
c2)Alimento sólido:
- Pão integral: Cortar três pedaços de aproximadamente 2/2 cm. No 1° pedaço adicionar uma gota de solução de iodo, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados. Cortar em pedacinhos o 2° pedaço de pão, colocar parte em um tubo de ensaio, adicionar água destilada em 1/3 do tubo, adicionar uma gota de solução de iodo, agitar fortemente, verificar se houvealteração na cor e anotar na tabela de resultados. Mastigar o 3° pedaço de pão até ficar bem molhado, depositar no Bequer, adicionar uma gota de solução de iodo, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados.
- Batata: Ralar parte da batata, colocar uma pequena quantidade das lascas em um tubo de ensaio, adicionar água destilada em 1/3 do tubo, acrescentar uma gota de solução deiodo, agitar fortemente, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados. Na parte que não foi ralada adicionar uma gota de solução de iodo, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados.
- Maçã: Ralar parte da maçã, colocar uma pequena quantidade das lascas em um tubo de ensaio, adicionar água destilada em 1/3 do tubo, acrescentar uma gota de soluçãode iodo, agitar fortemente, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados. Na parte que não foi ralada adicionar uma gota de solução de iodo, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados.
- Banana madura: Raspar com a espátula parte da banana madura, colocar uma pequena quantidade em um tubo de ensaio, adicionar água destilada em 1/3 do tubo,acrescentar uma gota de solução de iodo, agitar fortemente, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados. Na parte que não foi raspada adicionar uma gota de solução de iodo, verificar se houve alteração na cor e anotar na tabela de resultados.
- Aveia: Colocar uma pequena quantidade (ponta de espátula) em um tubo de ensaio, adicionar água destilada em 1/3 do tubo,...
tracking img