Espiritualidade no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: RENATA BETTIOL

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DATA: 30/11/2011
DISCIPLINA: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

RESENHA CRÍTICA

A OBRA
VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Espiritualidade no ambiente de trabalho: dimensões, reflexões e desafios. São Paulo, Atlas, 2008. 172 p.

CREDENCIAIS DO AUTOR
Bacharel em Comunicação Social pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelaPUC-SP. Consultor de empresas nas áreas de Marketing Interno, Vendas e Transformação Organizacional.

RESUMO DA OBRA

Quando o assunto espiritualidade surge no mundo organizacional, muitos gestores ainda acreditam que esse tema esteja relacionado diretamente a práticas religiosas e que, caso o estimulem, poderão surgir sérios conflitos no ambiente de trabalho. No entanto, a prática daespiritualidade nas empresas assume um papel diferenciado: estimular a harmonia entre as pessoas.
Espiritualidade no ambiente de trabalho consiste num processo de aprendizado constante mediante as adversidades e as diferenças entre as pessoas, assim como sempre visa o benefício de todos os envolvidos no processo organizacional. Religião é a nossa escolha, é a aproximação com o Deus que escolhemos dentrode nossa formação e crença. A espiritualidade é nossa conduta no caminho do bem e da prosperidade com ética, auxiliando-se uns aos outros independente de sua crença.
A causa é mais valiosa, o relacionamento harmônico é o caminho. A pessoa espiritualizada não toma decisões por impulso, mas que confia em sua equipe. Não faz julgamentos, não procura quem cometeu o erro, trata de consertar logo asituação, torce pelo sucesso das pessoas, é uma barreira dizimadora de notícias ruins, confia em seus instintos e na sua própria intuição.
No capítulo inicial o autor faz uma retrospectiva identificando acontecimentos, que fazem com que hoje este assunto esteja inserido no mundo organizacional.
O Conceito de espiritualidade é bem mais amplo que apenas a ligação com a religião, podemos dizer quereligiosidade ou religião é uma escolha enquanto espiritualidade é uma parte integrada ao ser.Para alguns gestores, este movimento amplo e crescente influencia positivamente nos resultados da empresa e todos ganham. A empresa já que maximiza seus resultados quando compreende que o lucro pode conviver com a harmonia nas relações com ética, onde os valores são sua base. E os colaboradores encontramum significado para o trabalho, são mais comprometidos, as relações mais harmoniosas e trabalham mais felizes o que reflete na melhoria da qualidade de vida.

O segundo capítulo apresenta as bases e peculiaridades de cada assunto, estabelecendo as distinções entre espiritualidade e religião, apresentando definições e conceituações pertinentes.
Para alguns pesquisadores como Ashforth & Pratt(2003) e Howard (2002) espiritualidade é altamente individual e pessoal, assim como inclusiva e universal. Já autores como Ashmos & Duchon (2000) defendem que a espiritualidade no trabalho é reconhecimento de que os empregados têm uma vida interior que nutre e é nutrida por uma atividade laboral impregnada de significado no contexto da comunidade. Enfatizadno mais o campo organizacional, Giacalone &Jurkiewicz (2003) porpões que a espiritualidade no trabalho seja interpretada como um quadro de valores realçado por uma cultura empresarial que promova experiências transcendentes nos funcionários por intermédio de processos laborais, facilitando a percepção de conexão entre eles de tal maneira que sintam alegria e completude. Resumindo, não há como negar que espiritualidade e religião sejam, duasfaces da mesma moeda. São assuntos umbilicalmente ligados, não obstante as particularidades de cada um.
Também mapeia as dimensões relevantes, apontando opiniões como a do autor Trott (1996) argumentando que bem-estar espiritual no trabalho é alcançado pelo indivíduo mediante um forte sentimento de satisfação com seu mais profundo self (a consciência) e com a vida, lembrando a propósito, que...
tracking img