Trabalho r&s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O subsistema de provisão de recursos humanos.

Todo sistema requer continuamente determinadas entradas ou insumos extraídos de seu ambiente externo para poder operar, produzir e alcançar seus objetivos. A provisão de Recursos Humanos constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários.

A abordagemsistêmica focaliza a organização como um sistema aberto com constante interação com o ambiente externo. O ambiente organizacional recebe as informações e os dados por pesquisa de mercado, pesquisa de fornecedores, conjuntura econômica, pedidos de clientes, etc. O ambiente constitui o cenário de todas as operações de uma organização. O ambiente organizacional que interessam são: o mercado de recursoshumanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações).

A palavra mercado é uma dimensão de espaço; uma dimensão de tempo e de época; uma dimensão de ofertas e de procura, qualquer mudança em um deles certamente provocará mudanças no outro e vice-versa.

Mercado de trabalho: é constituído pelas ofertas de trabalho ou emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar eem determinada época. O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura oferta maior do que procura é a situação em que ocorre acentuada disponibilidade de emprego.

Hoje existe a Era da Informação, migração do emprego industrial para o emprego terciário, gradativa sofisticação do emprego, ênfase no conhecimento e globalização seja do conhecimento ou da economia.

O Mercado deRecursos Humanos é constituído pelo conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época

4

O mercado de mão de obra é o segmento do mercado de RH constituído de pessoas não qualificadas, isto é, sem experiência prévia e sem instrução básica. O mercado de RH está parcial ou totalmente contido no mercado de trabalho, dentro dessas condições, o subsistema deprovisão de RH funciona no sentido de amortecer ou neutralizar as fortes pressões ambientais, tanto aquelas vindas do mercado de trabalho como do mercado de RH e de trazer para a organização os talentos e competências de que necessita continuamente para garantir sua competitividade. A relação entre as duas variáveis – número de pessoas e volume de procura do produto – é fortemente influenciada porvariações na produtividade, aumento da produção, tecnologia utilizada, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e oferta de Rh da organização.

O Modelo baseado em segmentos de cargos é um modelo de planejamento de RH focado em áreas funcionais no nível operacional a organização e baseado na extrapolação para o futuro de dados passados. Os Modelos de substituição de postos-chavesconstituem uma representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma possível vaga futura dentro da organização. O Modelo baseado no fluxo de pessoal é o modelo de planejamento de RH que procura caracterizar o fluxo de pessoas para dentro, através e para fora da organização. Trata-se de um modelo vegetativo, sintético e adequado para organizações estáveis e que não têm planos de mudançaou expansão. O Modelo de planejamento integrado é o modelo mais amplo e abrangente. Os níveis de atuação da ARH: os modelos de planejamento de RH dependem sempre do nível de atuação da ARH na organização. Foco no negócio da empresa = ARH estratégico, é o nível que o RH passa, além de consultor interno no nível tático, a ser o consultor estratégico para a direção da empresa no sentido de prover aempresa das competências necessárias para o seu sucesso e competitividade.; Foco nos gerentes como gestores de pessoal –

5

ARH tático: neste nível, o RH descentraliza e delega uma parcela de suas atividades para os gerentes, que se tornam gestores de pessoas ou para terceiros, é o RH que deixa de ser executor para se tornar consultor.; Foco nos processos de RH = ARH operacional: trata...
tracking img