Criando uma empresa para o sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO APLICADA

TEMA: CRIANDO UMA EMPRESA PARA O SUCESSO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 1º SEMESTRE NOTURNO

Jeane - RA
Layla - RA
Natalia Hashioka Matos - RA 6019221
Ricardo Candido Ramos - RA 6026829
Zenaide - RA

INTRODUÇÃO

O grande dilema de qualquer empresa, seja ela recém- criada, ou até mesmo aquelas mais antigas e experientes, é se sua empresa irá gerar lucros ou prejuízos nofinal de cada período.
Para se ter uma empresa de sucesso, é necessário levar em consideração pequenos detalhes em toda sua administração que fará a grande diferença para definir o futuro da empresa.
Infelizmente esse segredo não é algo fácil de colocar em prática, pois hoje em dia, mais do que nunca, as empresas estão em números cada vez maiores, e se tornando por sua vez, mais e maiscompetitivas no mercado.
Sabemos que de um grande número de empresa que se iniciam, apenas algumas delas conseguem realmente conquistar o sucesso, e a vida longa. Justamente porque hoje em dia, se destacar em um mercado tão grande e competitivo, não é nada fácil. E com certeza exige muito mais do que apenas dedicação, para se chegar a plena eficácia e competência.
Em nosso trabalho sobre como criar umaempresa para o sucesso, pesquisamos e nos aprofundamos em um assunto que percebemos não se tratar de apenas uma estratégia exata, ou um passo- a- passo que nos leve a alcançar o que tanto almejamos, mas se trata sim, de um longo trabalho, de muita criatividade, e por que não dizermos, um certo “dom” também?
Mesmo assim, percebemos que há dicas que podem nos ajudar a encontrar o caminho certo.Dicas e conselhos formados pelos próprios conquistadores do sucesso, e por estudos de como ser um grande empreendedor.
Verificamos que para as empresas se manterem no mercado, elas precisam provar ser competentes. Precisam ter como foco principal a qualidade total em seu negócio. Também é necessário ter espírito empreendedor e saber utilizar as ferramentas certas para administrar seu negócio.Gerenciar recursos e principalmente idéias inovadoras ao negócio é condição para se alcançar a eficiência administrativa. Enquanto a eficácia administrativa exige ter prontidão em relação as decisões a serem tomadas, e ter liderança frente aos obstáculos.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com uma pesquisa feita pela organização internacional GEM (Global Entrepreneurship Monitor, em sigla inglês), oBrasil é o país com o maior número de abertura de novos negócios, mas também é o país com o maior número de falência de empresas em seus primeiros 3 anos de vida. Cerca de 12,3% dos brasileiros, com idade entre 18 e 64 anos, já abriram seu próprio negócio.
Outra pesquisa realizada dessa vez pelo Sebrae - SP, nos afirma que de cada 100 pequenas e micro empresas abertas no Estado, 62% delas fecham atéo quinto ano de vida.
Isso nos mostra que há diversos fatores que devem ser estudados e analisados antes de tomar a decisão de abrir seu próprio negócio, pois no mercado competitivo que vivemos, conquistar a vida longa de uma empresa já é algo difícil, quanto mais conquistar o sucesso de sua empresa.
Um dos principais fatores que deve ser analisado antes da tomada dessa decisão, é a de se vocêpossui espírito empreendedor. De acordo com Ricardo Tortorella, diretor- superintendente do Sebrae - SP, “Empreendedor é quem sabe identificar oportunidade, e transforma- las em negócios viáveis”.
O empreendedor deve possuir certas características fundamentais, que são decisivas para se obter sucesso nos negócios. São elas:
* Gostar de assumir riscos;
* Saber aproveitar as oportunidades;* Conhecer o ramo em que pretende atuar;
* Ter facilidade no trato com pessoas;
* Ter senso de organização;
* Saber tomar decisões;
* Ter jogo de cintura para contornar situações de riscos;
* Saber delegar responsabilidades (espírito de liderança);
* Ser motivado e ter amor pelo que faz;
* Saber lutar pelas suas idéias;
* Saber perder e ganha, não se abalar com...
tracking img