Trabalho e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação do ser humano começa na família. Aí tem início a um processo de humanização, que é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado e a escola participa disso. É na escola que o ser humano se prepara para a vida, para ser um cidadão.
Todo ser humano tem direito a cidadania, a escola ensina o conhecimento científico e prepara pessoas para cidadania.
Já dizia Paulo Freire: “… épreciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania”. Esta é sem dúvida um ponto de partida para uma reflexão sobre o papel da educação e da escola na formação da cidadania.
Família e Escola – são as fontes principais na formação do cidadão e da cidadania, que é a formação e capacitação, visando a inclusão social do indivíduo pela cultura e pelo trabalho.
A educação para acidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação, isso faz com que pensemos na situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. Devemos pensar bem na sociedade em que estamos inserida e analizar-mos a situação do país que influência muito na vida do ser, mas o que fazer? Como podemos melhorar a nossa situação e nos tornarmos cidadãos mais dignos?
A formaçãopolítica, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão.
Enfim, temos que pensar que para sermos bons cidadãos devemos aprender a conviver com as diferenças e a escola tem grande influência e participação nas nossas vidas e nos ajuda muito. Dependemos dela para sermos pessoas de bem, a escola é muita das vezes o acesso para outros direitossociais, civis e políticos.
Comentário:

Prezada Hildelia,

Os apontamentos são bons,com certeza será essencial refletir acerca da relevância da Educação diante do processo da busca pela cidadania,pois sabe-se que a mesma está diretamente ligada ao rompimento com o tradiconalismo e a estagnação.Devemos educar para e pela cidadania e democracia, devemos oferecer espaços de exercício dacidadania.

Att.profªPriscila
Correto
Notas relativas a este envio: 100/100.
É importante destacar que a educação tem um papel relevante no processo de humanização do homem já que é por meio dela que a riqueza cultural produzida pelos homens é transmitida às novas gerações.
Porém, no modo de produção capitalista a educação torna-se um poderoso instrumento para a reprodução dos interesses da classeque detém o capital em suas mãos.
A educação ao contrário de contribuir com o processo de humanização e emancipação, passa a colaborar com a manutenção das relações sociais capitalistas, formando uma consciência alienada em relação às contradições desse modelo de sociedade.
É nesse sentido que, a educação que se propõe a promover a emancipação efetiva, deve fazer uma crítica radical ao modode produção capitalista vislumbrando a possibilidade real de uma outra forma de organização produção social da vida.
Ao buscar compreender historicamente a “importância” que foi atribuída a educação na sociedade contemporânea e ao analisar as bases materiais da sociedade capitalista pode-se perceber o caráter ideológico desse discurso.
Nesta perspectiva de entendimento, se torna importantecompreender a mudança que se processou entre a prática da burguesia em ascensão e a prática desta quando se consolida no poder.
É nesse contexto que a burguesia vai imprimir a “ideia” que a emancipação humana deve se processar numa sociedade de direitos, ou seja, numa sociedade democrática. Assim, passou-se a atribuir à educação o papel preponderante no processo de emancipação humana e não nacontinuidade do processo de transformação real da sociedade.
A educação em um sentido amplo constitui-se em uma das atividades fundamentais das sociedades humanas, pois ela tem como tarefa a transmissão da herança cultural às gerações futuras. Diferente dos outros animais, os seres humanos não nascem geneticamente determinados a realizar as atividades necessárias a sua subsistência. Precisam aprender...
tracking img