Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Definição 3

História 4

Energia renovável 6

Sustentabilidade no Banco Real 8

Conclusão 10

Bibliografia 11

Definição

“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades". Definição de desenvolvimento sustentável do relatório "Nosso FuturoComum", publicado em 1987, que resultou do trabalho conjunto de representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, que eram membros de uma comissão formada pela ONU em 1983, a Comissão mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Tal comissão ficou conhecida por ter apresentado uma definição de desenvolvimento sustentável mais aceita no mundo atualmente.Foi concebido como um conjunto de ações voltadas à redução de grandes problemas econômicos, ambientais e sociais tais como crescimento econômico ilimitado. Integrar de forma equilibrada os aspectos ambientais, sociais e econômicos, respeitando a sua interdependência, é o que o desenvolvimento sustentável propõe.
A Organização das Nações Unidas, em busca de fomentar o desenvolvimentosustentável, no ano 2000, propôs as "8 Metas do Milênio", as quais foram aprovadas por 191 países membros na maior reunião de dirigentes mundiais de todos os tempos. Estiveram presentes mais de cento e vinte chefes de Estado e de Governo (Brasil incluso) que se comprometeram a cumprir até 2015 os 8 objetivos que seguem abaixo:
- Acabar com a fome e a miséria
- Educação básica e de qualidade para todos
-Igualdade entre sexos e valorização da mulher
- Reduzir a mortalidade infantil
- Melhorar a saúde das gestantes
- Combater a AIDS, a malária e outras doenças
- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

História

Ao longo da história, a preocupação com o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente vem aumentandosignificativamente. O que temos de novidade nas últimas décadas é a contextualização desses três elementos juntos em um mundo cada vez mais interdependente. A preocupação com o combate à pobreza absoluta, o crescimento populacional, o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e os novos desafios da economia vem ganhando destaque.
Para muitos especialistas, o lançamento do livro “Primaverasilenciosa”, de Rachel Carson é considerado um início para o entendimento das inter-relações entre economia, meio ambiente e as questões sociais. Dez anos depois, em 1972, a Organização das Nações Unidas promove a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia. Nesta conferência foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Ainda em 1972,especialistas de vários países divulgam o relatório "Os Limites do Crescimento", com estudos relacionando crescimento populacional e utilização de recursos naturais e como essa relação limita o crescimento industrial.
Nos anos seguintes, aumenta significativamente o numero de estudos e de pessoas ligadas à evolução das questões socioambientais, bem como a necessidade de se estabelecer um novo modelo dedesenvolvimento. Seguem alguns marcos desta história:

Brundtland - Em 1983, a Organização das Nações Unidas cria a UNCED (Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento) que inicia em 1987 um documento chamado "Nosso Futuro Comum". O Relatório populariza o termo desenvolvimento sustentável, trazendo sua definição mais aceita mundialmente até hoje e citado no inicio desta pesquisa.Eco-92 – Novamente a Organização das Nações Unidas organizou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ou Eco-92 ou Rio-92. Entre os documentos elaborados estão a Convenção Quadro sobre Mudanças Climáticas, que culminou no Protocolo de Kyoto; e a Agenda 21, que traz os princípios básicos para alcançar a sustentabilidade do planeta em meados do século 21. Este foi o...
tracking img