Trabalho cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - AUPEX
EDUCAÇÃO SOCIAL, INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
Profª: MARIA DE LURDES ZANATTA, MSc
Alunos: CARLOS MOISÉS KOEHLER
PEDRO SECUNDINO PEREGO

“A CIDADANIA”1) A Educação é um caminho privilegiado: pois insere a cultura em seu processo, projeta o educando em seu meio social.

A educação agrega valores à pessoa, fazendo com que amesma se destaque diante daqueles que não tiveram tal oportunidade, seja ela formal ou informal. E com isso as pessoas adquirem uma elevação social, moral e também econômica.

2)Em relação à origem e história da vida do aluno, discuta como a sociedade pode auxiliar as escolas que se evite a situação de risco.

Os fatores de risco estão presentes nos grupos sociais;família, escola e em toda estância da sociedade, lugares em que o aluno não pode evitar freqüentar.
A sociedade não consegue evitar a situação de risco, devido a sua complexidade, mas pode atenuar asituação adotando medidas e procedimentos adequados.
A família enquanto primeiro socializador tem de oferecer um ambiente sadio e ético, promovendo a construção da cidadania, o que nem sempre épossível. A falta de implantação de políticas publica que integrem a família e a escola, é outro fator que não favorece a situação.
Uma sociedade só poderá combater a situação de risco, se encontrarno seu núcleo familiar um ambiente que proporcione condições para o exercício da cidadania.

3) Sobre o conceito de cidadania participativo é correto afirmar que o processo decidadania existe?

Ao longo da historia o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão,desta forma a cidadania é o direito do direito, um conjunto de liberdades e obrigações, políticas sociais e econômicas.

4) “A cidadania, é conhecida ensinando, e conhecido no...
tracking img