Trabalho usb e firewire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

OSVALDO CORRÊA DE OLIVEIRA FILHO

Trabalho apresentado à disciplina,
Organização de Computadores
da Universidade Norte do Paraná
- UNOPAR -

Prof.: José Roberto PassiniToledo - Pr
2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO: BARRAMENTOS USB E FIREWIRE

USB:

FIREWIRE:

CONCLUSÃO:

INTRODUÇÃO:

BARRAMENTOS USB e FIREWIRE

USB: É o barramento externo mais usado atualmente, devido a sua flexibilidade, além de poder ser usado para todos os tipos de dispositivos, ele fornece uma pequena quantidade de enregia, permitindo que os conectores de USB, sejam usadostambém por carregadores, luzes, ventiladores, aquecedores de xícaras de café, etc.
O USB 2.0, possui velocidade de 480 megabites ( ou 60 MB/s), suficiente para a maioria de pendrives e HDs externos.
Existem 4 tipos de conectores USB;
O USB tipo A: que é o mais comum usado em pendrives e todos os tipos de dispositivos conectados ao PC.
O USB tipo B: que é o conector “quadrado”usado emimpressoras e outros periféricos.
O USB mini 5P e o mini 4P: dois formatos menores que são utilizados por câmeras, mp3players, palmtops e outros gadgets.
Os quatro utilizam a mesma pinagem, o único diferencial é mesmo o formato físico. Existem ainda, outros formatos de conectores proprietários, geralmente versões levemente modificadas de um destes 4 formatos. Por serem intercompatíveis, érelativamente fácil encontrar adaptadores diversos para permitir encaixar cabos com conectores de formatos diferentes. Existem ainda adaptadores USB para portas seriais e portas paralelas, rede (com um conector RJ45) e até para saídas VGA, mas eles incluem circuitos adicionais e dependem da instalação de drivers para funcionar.
A classe do equipamento (dispositivo de armazenamento, placa derede, placa de som, etc). As necessidades de alimentação elétrica do dispositivo a uma distância de ate 5 metros sem a necessidade de outro equipamento, caso este não disponha de alimentação própria. As necessidades de largura de banda (para um dispositivo de vídeo, serão muito superiores às de um teclado, por exemplo). As necessidades de latência máxima; Eventuais modos de operação internos aodispositivo (por exemplo, máquina digital) pode operar, geralmente, como uma webcam ou como um dispositivo de armazenamento - para transferir as imagens).
O USB é um barramento serial, e seus conectores possuem apenas 4 contatos, sendo dois para a transmissão dos dados (um para enviar, outro para receber) e dois para a transmissão de eletricidade.
O USB suporta três modos de operaçãodistintos, chamados de Interrupt (interrupção), Bulk (grande volume) e Isochronous (isocrônico).
O modo de interrupção é um modo de alta prioridade, destinado a teclados, mouses e outros dispositivos de entrada. O controlador reserva 10% da banda disponível para eles, mantendo sempre um canal descongestionado.
O modo isocrônico é destinado a dispositivos que precisam transmitir dados viastreaming, como, por exemplo, caixas de som e headsets USB. Eles transmitem um volume relativamente pequeno de dados, mas também precisam de uma certa prioridade.
O modo bulk, onde temos grandes pacotes de dados, transmitidos com baixa prioridade (como no caso do HD externo). Como os canais para os outros dois modos são reservados primeiro, as grandes transferências podem ser feitasutilizando a banda disponível, sem atrapalhar os outros dispositivos.

FIREWIRE: O Firewire surgiu em 1995 (pouco antes do USB), como um concorrente do barramento SCSI. Inicialmente ele foi desenvolvido pela Apple e depois submetido ao IEEE, quando passou a se chamar IEEE 1394. Embora seja mais popularmente usado, o nome "Firewire" é uma marca registrada pelo Apple, por isso você não vai encontrar...
tracking img