Trabalho economia unip 1°semestre moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DÉBORA MOREIRA DE OLIVEIRA - RA: A97JIB-4
JAMES HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA – RA: A75BEH-3
THAMIRES FRANCIANE DINIZ - RA: A74789-0

MOEDA

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPINAS - 2011

DÉBORA MOREIRA DE OLIVEIRA - RA: A97JIB-4
JAMES HENRIQUE DE OLIVEIRA SOUZA – RA: A75BEH-3
THAMIRES FRANCIANE DINIZ - RA: A74789-0

MOEDA

TRABALHO APRENSENTADO PARA AVALIAÇÃO DE PROVA BIMESTRAL DEECONOMIA,
ORIENTADO PELO PROFESSOR LUIZ AYABE.

[pic]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPINAS - 2011

SÚMARIO

MOEDA

Moeda é o meio através do qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

1.Funções da moeda

A moeda tem diversas funções, que justificam o desejo de as pessoas a reterem (demanda):

▪ Meio de troca: A moeda é o instrumento intermediário de aceitação geral, para ser recebido de um bem e entregue na aquisição de outro bem (troca indireta em vez de troca direta). Isto significa que a moeda serve para pagar débitos e é um meio de pagamento geral.
▪ Unidade de conta:Permite contabilizar ou expressar numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas.
Esta função da moeda faz aparecer a diferença entre preço absoluto e preço relativo. O preço absoluto é a quantidade de moeda necessária para se obter uma unidade de um bem, ou seja, é o valor preciso em moeda. O preço relativo exige que se considere dois preços absolutos, uma vez que é definidocomo um quociente. “Assim, P1 e P2 designam os preços absolutos dos bens 1 e 2, respectivamente. P1/P2 é o preço relativo do bem 1 expresso em unidades do bem 2. Ou seja, é a quantidade de unidades do bem 2 a pagar por cada unidade do bem 1”.
▪ Reserva de valor: A moeda pode ser utilizada como uma acumulação de poder aquisitivo, a usar no futuro. Assim, tem subjacente o pressuposto de que umencaixe monetário pode ser utilizado no futuro, isto porque pode não haver sincronia entre os fluxos da despesa e das receitas, por motivos de precaução ou de natureza psicológica. A moeda não é o único ativo a desempenhar esta função; o ouro, as ações, as obras de arte e mesmo os imóveis também são reservas de valor. A grande diferença entre a moeda e as outras reservas de valor está na suamobilização imediata do poder de compra (maior liquidez), enquanto os outros ativos têm de ser transformados em moeda antes de serem trocados por outro bem.
Sachs e Larrain (2000) observam ainda que em períodos de alta inflação a moeda deixa de ser utilizada como reserva de valor, mas que em outros casos, que apesar de ser um “ativo dominado” (há ativos tão seguros quanto a moeda mas que rendemjuros), ela é preferida como reserva de valor por alguns grupos (especialmente aqueles que realizam atividades ilegais), pois mantém o anonimato de seu dono - ao contrário, por exemplo, dos depósitos a prazo, que podem ser facilmente rastreados.

2. Origens da moeda

Quando o Brasil começou a ser colonizado, o comércio interno era reduzido e as mercadorias eram trocadas por outras, essecomércio era conhecido como "escambo". Tinha como unidade monetária o real português, também circulavam moedas hispano-americanas, porem sua circulação era pequena, então para facilitar a troca, alguns produtos assumiram a função de moeda como: o açúcar, boi, chá, condimentos etc.
O governador Constantino Menelau, no ano 1614 determinou que o açúcar tivesse valor como "moeda" então 15 kg (uma arroba)de açúcar branco foi fixado em 1.000 réis, o mascavo em 640 réis, e os de outras espécies em 320 réis.
A moeda sonante (dinheiro amoedado) vinha de Portugal porem a sua origem era espanhola, a qual era rica em reservas metálicas, ouro e prata extraída do seu império colonial.
De 1580 a 1640 tempo em que a Espanha dominou Portugal, o Brasil Colônia utilizava a moeda real hispano-americano, a...
tracking img