A morte de socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Morte de Sócrates (fr: La Mort de Socrate) é uma pintura de 1787 do pintor francês Jacques-Louis David.
Representa a cena de mortedo filósofo grego Sócrates, condenado a morrer pela ingestão de Conium, por ter sido contra as ideias dos atenienses e corromper a mente dos mais jovens. A pintura tambémretrata Platão e Críton, com o primeiro sentado melancolicamente na beira da cama e Crítonsegurando o joelho de Sócrates. Sócrates tinha a opção de ir para o exílio (e, portanto,desistir de sua vocação filosófica) ou ser condenado à morte. Sócrates escolheu a morte. No quadro, de vestes vermelhas, um discípulo de Sócrates, segura a taçade Conium. A mão de Sócrates aponta para o céu, indicando a sua reverência aos deuses e atitude corajosa pela sua morte.
Esta pintura é considerada uma dasmaiores obras de Jacques-Louis David e está exposta em Nova Iorque no Metropolitan Museum of Art.

Ela representa a cena da morte de Sócrates, que foicondenado a beber cicuta (uma planta venenosa), por expressar suas idéias que eram contra as da população de Atenas e por corromper a mente dos jovens. A pinturatambém retrata Platão e Críton, o primeiro sentado com o semblante triste na beira da cama e o segundo segurando o joelho de Sócrates. Sócrates tinha a opção deir para o exílio e assim abandonar a sua vocação filosófica, ou ser condenado à morte. Sócrates escolheu a morte. Nesta pintura, um discípulo e confidente deSócrates vestido de vermelho alcança a ele a taça de cicuta. A mão de Sócrates aponta para o céu indicando a sua crença na imortalidade da alma.
tracking img