Tecnologia usb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PAULO LEIDEMAR DA SILVA DO AMARAL

barramentos usb e fireware

Ijui
2010

paulo leidemar da silva do amaral

barramentos usb e fireware

Trabalho apresentado ao Curso Análise e desenvolvimento de sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaOrganização de computadores.

Prof. Paulo kiyoshi Nishitani

Ijui

2010

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4
2 Tecnologia USB 5
2.1 . Surgimento do padrão USB 5

2.2 . Vantagens do padrão USB 5

2.3 . Sobre o funcionamento do USB 6

2.4 . USB 1.1 e USB 2.0 7

2.5 . USB 3.0 7

3 . Tecnologia FireWire (IEEE 1394) 8
3.1 . O que é FireWire?8

3.2 . Características do FireWire 8

3.3 . Funcionamento do FireWire 9

4 ConCLUSÃO 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, veremos as principais características das tecnologias USB e FireWire conheceremos os seus conectores, estudaremos um pouco de seu funcionamento e os motivos que levaram o USB a ser "presença obrigatória" em computadores e em vários outrosdispositivos, mas a indústria também vem dando grande destaque à tecnologia FireWire (ou IEEE 1394 ou, ainda, i.LINK). Mas, o que é FireWire? É isso e mais um pouco que veremos neste trabalho.

Tecnologia USB

USB é a sigla para Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia  que tornou mais simples, fácil e rápida a conexão de diversos tipos de aparelhos, evitando assim o uso de um tipoespecífico de conector para cada dispositivo.

1 . Surgimento do padrão USB

Antigamente, conectar dispositivos ao computador era uma tarefa pouco intuitiva, muitas vezes digna apenas de técnicos ou usuários com experiência no assunto. Para começar, diante de vários tipos de cabos e conectores, era necessário descobrir, quase que por adivinhação, em qual porta do computador conectar o dispositivoem questão.
Diante de situações desse tipo, a indústria entendeu a necessidade de criar um padrão que facilitasse a conexão de dispositivos ao computador. Assim, em 1995, um conjunto de empresas - entre elas, Microsoft, Intel, NEC, IBM e Apple - formou um consórcio para estabelecer um padrão. Surgia então o USB Implementers Forum. Pouco tempo depois disso, as primeiras especificações comerciais doque ficou conhecido como Universal Serial Bus (USB) surgiram. A imagem ao lado mostra o símbolo da tecnologia.
Na verdade, a tecnologia já vinha sendo trabalhada antes mesma da definição do consórcio como USB Implementers Forum. As primeiras versões estabelecidas datam de 1994.

2 . Vantagens do padrão USB

Um dos principais motivos que levou à criação da tecnologia USB é a necessidade defacilitar a conexão de variados dispositivos ao computador. Sendo assim, o USB oferece uma série de vantagens:
- Padrão de conexão: qualquer dispositivo compatível como USB usa padrões definidos de conexão, assim não é necessário ter um tipo de conector específico para cada aparelho;
- Plug and Play: quase todos os dispositivos USB são concebidos para serem conectados ao computador e utilizadoslogo em seguida. Apenas alguns exigem a instalação de drivers ou softwares específicos;
- Alimentação elétrica: a maioria dos dispositivos que usam USB não precisa ser ligada a uma fonte de energia, já que a própria conexão USB é capaz de fornecer eletricidade. Por conta disso, há até determinados dispositivos, como telefones celulares e MP3-players, que têm sua bateria recarregada via USB;
-Conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo: é possível conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma única porta USB. Isso pode ser feito, por exemplo, através de hubs, dispositivos que utilizam uma conexão USB para oferecer um número maior delas. Mas, isso pode não ser viável, uma vez que a velocidade de transmissão de dados de todos os equipamentos envolvidos pode ser comprometida;
- Ampla...
tracking img