Usb x firewere

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 USB vs FIREWIRE 4
2.1 TECNOLOGIA USB 4
2.2 TECNOLOGIA FIREWIRE 4

3 COMPARATIVO ENTRE AS TECNOLOGIAS 5

4 AS NOVAS VERSÕES: USB 3.0 vs FIREWIRE s3200 7

REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO

A criação da tecnologia USB se deu por um consórcio de empresas com a finalidade de simplificar a conexão e instalação de periféricos em computadores,neste trabalho você verá suas características e funcionamento, também verá uma comparação com a tecnologia Firewire criada pela Apple para conectar dispositivos velozes. As duas tecnologias disputam a conexão de dispositivos e periféricos em computadores bem como aparelhos de áudio e vídeo.

usb vs FIREWIRE

USB e Firewire são as duas tecnologias de ‘barramento serial’ mas cada umacom características diferentes. O firewire, por exemplo, conecta dispositivos diretamente como uma câmera digital a uma impressora, essa tecnologia é chamada de P2P.

Inicialmente estas tecnologias não disputavam entre si, porém com o avanço de novas versões por parte da USB é que frabricantes de periféricos e aparelhos multimídia começaram usar a tecnologia USB em seusdispositivos.

1 Tecnologia USB

USB significa Universal Serial Bus (barramento serial universal) é um barramento de entrada/saída (E/S) capaz de conectar até 127 dispositivos em uma única porta por meio de um hub, esta tecnologia usa dois fios na transmissão de sinais um transmite e o outro recebe, tendo mais dois fios que fornecem +5 volts de energia para pequenos dispositivos queconsomem até 2.5 watts de potência, então temos quatro contatos em seu conector. Esta tecnologia veio para simplificar e padronizar a conexão de periféricos e dispositivos, visto que tínhamos vários tipos de conexões e plugues para cada dispositivo como teclado, mouse, impressora usando conectores DIN, porta seria e porta paralela respectivamente, como exemplo.

A primeira versão estabelecidanasceu em 1994, veja a lista:

- USB 0.7: novembro de 1994; Fig.1
- USB 0.8: dezembro de 1994;
- USB 0.9: abril de 1995;
- USB 0.99: agosto de 1995;
- USB 1.0: janeiro de 1996; Símbolo do USB
- USB 1.1: setembro de 1998;
- USB 2.0: abril de 2000.
A versão USB 2.0 também é chamada de High-speed USB
As versões queentraram em uso comercial em larga escala, foram 1.1 e 2.0. Na USB 1.x sua taxa de transferência é 12 megabits por segundo ou 1,5 Mega byte por segundo sendo uma taxa muito baixa para conectar dispositivos com HD, pendrives e outros dispositivos externos que requerem alta taxa de transferência.

Com o surgimento da versão 2.0 ou High Speed, esse gargalo foi quebrado, pois a transferência passou a ser480 Mb/s (60 MB/s), suficiente para maioria dos dispositivos existentes. Importante dizer que essas são taxas teóricas o que na prática não são alcançados por conta do protocolo de transferência e erros.

Fig. 2
[pic]

Conectores USB, o primeiro a esquerda é ligado ao computador os demais em aparelhos como impressoras, celulares e câmera digital. O cabo USB pode ter um comprimento de 5metros, o que pode ser estendido por meio de repetidores de sinal como os hubs.

Nota: Novas versões são desenvolvidas para serem compatíveis entre si.

2 Tecnologia firewire

O Firewire nasce 1995 (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) criado inicialmente pela Apple, é um barramento serial de entrada/saída criado com o propósito de conectardispositivos digitais de áudio e vídeo que exigem altas taxas de transmissão ou para conectar dispositivos de armazenamento de dados substituindo então o padrão SCSI. Assim como na USB o Firewire também fornece alimentação elétrica em sua conexão, sendo sua potência de 45 watts, bem mais alta que na USB.
Em sua primeira versão já transmitia a 400 Mb/s ou 50 MB/s contra 1,5MB/s do...
tracking img